PÃO DIÁRIO
“SUPERANDO OS TRAUMAS”
"Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai" (Gênesis 41:51).
Ao longo da história, alguns personagens bíblicos passaram por muitos traumas, dentre eles, quero destacar José que era o filho preferido e mimado de Jacó. Ser o preferido do pai causou ódio em seus onze irmãos. A bíblia narra que ele foi vendido como escravo aos egípcios por seus irmãos. Passou por adversidades, contudo foi de servo a senhor, por merecimento. José era um rapaz temente a Deus e tornou-se governador do Egito.
A bíblia relata que José, ao ter seus filhos, deu nomes a eles de acordo com a fase da vida que ele estava passando. O primeiro chamou de Manassés, que significa “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento” e ao segundo deu o nome de Efraim que quer dizer “Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido”.
Na psicologia, trauma significa acontecimento emocionalmente doloroso que torna o sujeito particularmente sensível em situações similares. O trauma psicológico é produzido a partir da vivência de uma experiência dolorosa, angustiante e crítica. No sentido figurado trauma significa desagradável experiência emocional de tal intensidade, que deixa uma marca duradoura na mente do indivíduo. Experiências emocionais ocorrem na infância de qualquer pessoa e, certamente, produzem efeitos na personalidade adulta.
O segredo de José, no entanto, foi o perdão. Ele perdoou seus irmãos pelo que fizeram, não guardou mágoas ou ressentimento. Transformou-se em um homem poderoso e, posteriormente ajudou sua família. José conseguiu superar seus traumas.
Assim como José, precisamos esquecer o passado, esquecer os acontecimentos que nos causaram dor, angústia e sofrimento. Precisamos perdoar. O perdão é uma das coisas mais libertadoras que alguém pode fazer. O perdão gera amor.
Superar traumas é esquecer. Esquecer é perdoar. Perdoar liberta do passado e nos permite avançar. “Perdoem e serão perdoados” (Lucas 6:37).
Libere o perdão e viva sem traumas!
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 27 de julho de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog