PÃO DIÁRIO
“USE O DOM QUE DEUS TE DEU”
“Despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos” (2 Timóteo 1:6).
Na sua primeira carta a Timóteo, Paulo falou sobre o trabalho que Timóteo teria que fazer entre os efésios. Nesta segunda carta, porém, ele enfoca mais no próprio Timóteo, exortando-o a não desfalecer no serviço do Senhor para o qual ele foi chamado. Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (2 Timóteo 1:7).
Paulo se considera portador de mensagem que produz vida. Sua mensagem de vida, contudo, contrasta com o cenário que ele está vivendo, escrevendo de dentro de uma prisão romana, faltando pouco para sua execução. Mesmo assim ele incentiva Timóteo a reacender seu dom espiritual.
Além deste dom espiritual, Paulo lembra Timóteo de um outro "dom" que recebeu - o chamado na graça de Deus para sofrer junto com Paulo no ensino das "sãs palavras" que manifestam a todos a vida e imortalidade. Sofrer por fazer o bem é um dom de Deus que faz o servo fiel crescer.
O Espírito Santo é Aquele que nos concede dons espirituais e capacita-nos para usá-los. Deus deu dons espirituais para a edificação da Igreja. Esses dons são capacidades especiais que cada pessoa pode usar para seu próprio crescimento espiritual e também para ajudar outros.
“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer” (1 Coríntios 12:4-11).
Seja qual for o seu dom, use-o para a edificação da igreja e para a sua própria edificação.
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 17 de agosto de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog