PÃO DIÁRIO
“BOAS ATITUDES EMANAM DE BONS EXEMPLOS”
“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto” (1 Pedro 5:2)
No texto em evidência, Pedro adverte os presbíteros e os jovens a serem unidos e amigos, pois, a igreja passaria por tempos difíceis e era especialmente importante que seus chefes estivessem conscientes e cumprissem suas responsabilidades, e, da mesma forma, que os jovens fossem submissos aos seus anciãos.
“Apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória” (1 Pedro 5:1-4).
O que Pedro está dizendo é que pastores têm que ser bons exemplos e com sabedoria conduzirem o rebanho, não sendo "dominadores". Os presbíteros não devem esquecer que são pastores sob as ordens do Pastor Supremo; pois, o rebanho que estão pastoreando não lhes pertence.
Pedro também admoesta os jovens cristãos, uma vez que eles deveriam submeter-se aos seus anciãos e humilhar-se diante do Senhor; Ele cuidaria deles e os exaltaria no tempo devido. “Semelhantemente jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido” (1 Pedro 5:5-6).
Da mesma forma, nós, hoje, devemos obedecer e sujeitar-nos aos nossos líderes e pastores. Assim como uma empresa não alcança sucesso por si só e o trabalho em equipe é um dos pontos fundamentais para alcançar o êxito, a igreja deve ter uma relação de interdependência que deve ser mantida de forma madura através do respeito mútuo, entre líderes e liderados.
Liderar é guiar, ensinar e preparar as pessoas. O líder é responsável por ajudar no crescimento das pessoas, por sua vez, o liderado deve obedecer e honrar seus líderes.
Líderes: “procurem apresentar-se a Deus aprovados, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (1 Timóteo 2:15). Jovens, “lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé” (Hebreus 13:7).
Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 22 de agosto de 2017.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog