PÃO DIÁRIO
“NO PLANTIO PODE HAVER CHORO, MAS NA SAFRA HAVERÁ RISO”
“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” (Salmos 126:6).
O Salmo 126 é o sétimo Cântico dos Degraus. Foi composto na época da restauração de Jerusalém, após o exílio na Babilônia que se deu, principalmente, pela rebeldia e apostasia do povofrente aos mandamentos de Deus quando se afastaram e se esqueceram d’Ele, ignorando também os profetas que anunciaram o arrependimento.
O retorno do cativeiro babilônico havia sido esperado por 70 anos, de forma que os que voltaram pensavam estar sonhando. Alguns nasceram cativos e outros haviam esperado uma vida inteira, sem esperança de voltar à Sião. Contudo, em seu retorno, a alegria do povo era tanta que eles não paravam mais de louvar a Deus. O cenário era de riso, alegria e de gozo na salvação.
O salmista canta: “quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” (Salmos 126:1-6).
O povo de Judá que havia ido para o cativeiro em lágrimas, semeando com tristeza e dor, adubando a terra com suas lágrimas, agora volta saltitando e feliz por Deus tê-los resgatado. Ao permitir o cativeiro Deus tinha como propósito que o povo se conscientizasse sobre a Sua soberania, voltassem a confiar nEle e também assistisse o cumprimento das profecias divinas. 
Tempos difíceis não duram para sempre. Todo cativeiro, por mais longo que seja, sempre terá fim. Seja o que for que estejamos plantando com choro, ali na frente colheremos com riso. Assim como o povo de Israel retornava do cativeiro cantando e exultando na promessa alcançada, aqueles que perseverarem durante as lutas e adversidades também triunfarão.
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 25 de agosto de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog