PÃO DIÁRIO
“QUANDO O ‘EU’ FALA MAIS ALTO”
“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros” (Filipenses 2:4).
No texto em evidência Paulo exorta os filipenses a não se sentirem superiores a ninguém, pois, assim como Cristo, esvaziou-se a si mesmo, tomando forma de servo, eles deveriam esvaziar-se do seu “eu” e fazer todas as coisas sem murmurações nem contendas.
Paulo foi defensor do amor fraternal. Ele disse aos romanos “dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês” (Romanos 12:10).
Em outras palavras, ele os estava exortando a não serem egocêntricos. Egocentrismo é a condição ou estado de espírito do egocêntrico. Tem origem no grego, sendo a junção de egôn e kêntron, que significa "eu no centro". O egocentrismo consiste em uma exaltação excessiva da própria personalidade, fazendo com que o indivíduo se sinta como o centro da atenção. Uma pessoa egocêntrica não consegue demonstrar empatia, ou seja, não consegue colocar no lugar do outro, porque está constantemente ocupado com o seu "eu" e com os seus próprios interesses.
Os imprudentes, orgulhosos, confiantes em si mesmos ou nos bens materiais que possuem, os teimosos e prepotentes e que prosseguem por caminhos perigosos caminham por uma senda de precipícios, podendo cair à qualquer momento.
É preciso vigiar, pois, pessoas sábias e fortes também cometem erros. Precisamos nos aproximar daqueles que cultivam o amor fraternal que Paulo ensina, pois, aquele que ama ao próximo como a si mesmo, estará agindo corretamente. 
"Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te” (2 Timóteo 3:3-5).
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 23 de agosto de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog