PÃO DIÁRIO
“RACIONALIDADE E FÉ”
“Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia. Tirai o que puderdes deste livro pelo raciocínio e o resto pela fé, e, vivereis e morrereis um homem melhor” (Abraham Lincoln).
Por meio do texto em evidência, o autor nos ensina que devemos extrair as lições da bíblia de duas formas: com racionalidade e fé.
Racionalidade é a capacidade de raciocinar ou de praticar a própria razão. Raciocínio é o exercício da razão pelo qual se procura alcançar o entendimento de atos e fatos, se formulam ideias, se elaboram juízos, se deduz algo a partir de uma ou mais premissas. Trata-se de uma reflexão que conduz a uma conclusão. Raciocinar é o mesmo que pesar as probabilidades.
Por sua vez, fé é uma palavra que significa confiança, crença, credibilidade. A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.
A própria bíblia nos afirma que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem" (Hebreus 11:1). Fé tem a ver com confiança. “A confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio” (Carlos Drummond de Andrade).
Alguns relatos da bíblia já foram aceitos e comprovados cientificamente, outros, porém, refutados completamente pela ciência e razão humana. Portanto, o primeiro deve ser analisado de forma racional, enquanto o segundo deve ser ponderado pela fé.
“A bíblia é o único livro que se faz leitura com a companhia do autor (Bispo Rodovalho). Pois, Ele se faz presente em cada palavra. Ao que devemos pedir a instrução e interpretação da palavra para Deus.
Por meio da leitura bíblica adquirimos maturidade, tanto moral como espiritual. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 2:16-17).
“Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança, desde que me tornei homem, eliminei as coisas de crianças” (1 Coríntios 13:11).
Quem quer conhecer a Deus precisa conhecer a Bíblia. Quanto mais a lermos, mais O conheceremos.
Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 10 de abril de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog