PÃO DIÁRIO
“LEIA A BÍBLIA PARA O SEU FILHO”
“Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa” (Provérbios 20:11).
Hoje, dia nacional do livro infantil, quero falar sobre a importância da leitura na formação do caráter das crianças. Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O caráter não é formado por ações isoladas, mas por hábitos. Caráter, portanto, é um conjunto de hábitos, quer positivos ou negativos. 
A leitura faz parte da formação do caráter de uma criança, pois, por meio das histórias que ouve ou lê ela vai formando suas opiniões e aprendendo a tomar decisões. Portanto, o tipo de leitura pode fazer toda a diferença no desenvolvimento de uma criança.
A criança é uma pessoa pequena que precisa do amor e cuidado dos pais para crescer e se tornar um adulto saudável e alegre. São os pais e educadores que devem instigar nas crianças o hábito da leitura. Todavia, a leitura deve ser saudável.
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos. É preciso estar atento ao tipo de leitura a que nossas crianças estão tendo acesso.
O que nossos filhos estão observando diariamente no ambiente familiar, no ambiente escolar, incluindo o que assistem na televisão e as músicas que ouvem? Será que entre os livros que estão sendo lidos ou ouvidos por nossas crianças existe algum exemplar da bíblia? Será que elas estão tendo acesso às histórias bíblicas, por meio das quais poderão trabalhar também sua espiritualidade e tendo a possibilidade de conhecer a sua origem?
Cada criança é especial para Deus. Deus se interessa pelo bem-estar delas. Jesus disse: "Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas” (Marcos 10:14).
Uma das formas de as crianças se achegarem a Deus é por meio da palavra, que deve ser lida e ensinada como um dos principais livros de forma que elas possam crescer adquirindo conhecimento e sabedoria.
“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do senhor!
Passo Fundo, 18 de abril de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog