PÃO DIÁRIO
CUIDADO! FRÁGIL!
“Só entende o valor do silêncio quem tem necessidade de calar para não ferir alguém” (Jean-Jacques Rosseau)
Tem vezes que sentimos vontade de dizer tudo o que estamos sentimos, todavia, nos falta coragem, e então calamos. Sufocamos, engolimos, respiramos fundo, repensamos, e percebemos que o silêncio poderá ser a melhor resposta.
Existem momentos que o melhor que devemos fazer é reprimir nossos sentimentos. Nos momentos em que estamos nos sentindo feridos, machucados, magoados, traídos ou afrontados, é quando devemos nos calar.
A palavra depois de ser proferida não tem como ser retirada, e, mesmo que venhamos nos arrepender e pedir perdão, o estrago já terá sido causado. “Por falar apenas e pouco pensar, pessoas cometem erros difíceis de reparar depois” (Augusto Branco).
Já diz o provérbio que: “até o insensato passará por sábio se ficar quieto e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento” (Provérbios 17:28).
Sejamos sábios, saibamos o tempo de calar e de falar pois, “duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se” (Provérbio Persa).
Existem pessoas frágeis como cristal, que com uma única palavra podem ser quebradas em minúsculos fragmentos, que poderão nunca mais ser reconstituídos.  
“Reconstruir os cacos depois de uma queda tão bruta não é tarefa fácil. É como quebrar um copo no chão da cozinha e ver milhares de pedacinhos minúsculos voando para todos os cantos. Como consertar agora? Como juntar cada pedaço em seu perfeito lugar? Como um simples copo a gente vai lá e joga fora. A gente compra outro. A gente substitui. A gente troca. Mas e quando o que se quebra não é um objeto? E quando o que se quebra somos nós mesmos?” (Martha Medeiros).
Juntar os pedaços é tarefa praticamente impossível. Depois de traída a confiança, difícil será novamente acreditar. Depois de estar em cacos, só mesmo Deus para restaurar.
 “Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te” (Pitágoras).
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 12 de abril de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog