PÃO DIÁRIO
“EVITEMOS A IRA”
“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Provérbios 15:1).
Ira significa raiva; sentimento intenso e permanente de ódio, mágoa e rancor que, normalmente contra uma ou algumas pessoas, é gerado por uma ofensa, dando origem a uma situação agressiva.
A ira é um sentimento muito forte, difícil de controlar. Todos ficamos zangados em certas situações, mas não podemos deixar a ira nos dominar. Quem não se controla quando está irado pode muito facilmente cometer pecado.
Já dizia o salmista: “evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal” (Salmos 37:8). Sempre que ficarmos irados, devemos esperar a ira passar, para depois tomarmos qualquer atitude ou decisão em relação ao fato que nos irou.
“Você sabia que a ira nos cega para a sabedoria? E o pior, faz com que o nosso inimigo prevaleça. A raiva nos retira a capacidade de analisar as palavras que nos desafiam. Manter a calma pode nos ajudar a compreender melhor o porquê do desconforto” (Padre Fábio de Melo).
Paulo disse aos efésios: "quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha” (Efésios 4:26). A ira a que Paulo se refere deve ser entendida como um tipo de indignação que se mostra na defesa da justiça, isto é, a ira nesse caso é uma justa indignação. É possível que em determinados momentos nos iremos. A ira nem sempre é pecado. Em várias ocasiões, Deus se irou com as atitudes rebeldes e idólatras de seu povo na antiga aliança.
Quando estivermos irados, não pequemos, mas que possamos resolver a situação à luz das escrituras e de preferência, antes que “se ponha o sol”.
Já dizia o pensador que “uma ira desmedida acaba em loucura; por isso, evita a ira, para conservares não apenas o domínio de ti mesmo, mas também a tua própria saúde” (Sêneca).
Sejamos sábios e dominemos a nossa ira, pois, “o tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se” (Provérbios 29:11).
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 09 de abril de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog