PÃO DIÁRIO
“A VERDADE DEVE PREVALECER”
“Se alguém pecar porque, tendo sido testemunha de algo que viu ou soube, não o declarou, sofrerá as consequências da sua iniquidade.” (Levítico 5:1)
Outro dia li uma frase que dizia: “omissão é um nome chique que deram para Mentira!” Não existe omissão sem mentira e nem mentira sem omissão, uma não vive sem a outra, são “casadas”. 
Mentir significa afirmar aquilo que se sabe ser falso, ou negar o que se sabe ser verdadeiro.  A mentira é o ato de mentir, enganar, iludir ou ludibriar.
Omitir significa deixar de dizer, escrever ou fazer algo em determinadas situações que era esperado, ou mesmo necessário, que se manifestasse. Significa não se manifestar nem agir; deixar de se expressar da maneira como se espera.
No direito jurídico veremos que nos delitos de omissão, encontra-se presente sempre o dever de agir, seja ele geral (próprio) ou especial (impróprio). De acordo como o Código Penal Brasileiro, em seu art. 13, §2º: “A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado.” 
À luz da bíblia vemos o versículo em questão “se alguém pecar porque, tendo sido testemunha de algo que viu ou soube, não o declarou, sofrerá as consequências da sua iniquidade” (Levítico 5:1).
Iniquidade significa qualidade do que é contrário à justiça. Ato ou comportamento contrário à moral, à religião, à igualdade. Portanto, ao nos omitirmos em qualquer circunstância onde poderíamos falar o que vimos ou do que temos conhecimento, estaremos cometendo pecado.
Se tivermos oportunidade de defender ou ajudar a alguém em um fato onde fomos testemunhas oculares ou de que temos conhecimento de sua inocência, não nos calemos, não o deixemos ser acusado injustamente. Sejamos justos como Deus é justo. Sejamos compassivos como Jesus nos ensinou.
"Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem, e não o faz nisso está pecando" (Tiago 4,17). Não é apenas deixando de obedecer a lei expressa de Deus que incorremos em pecado, mas de igual modo, quando omitimo-nos de fazer o bem, pecamos contra Deus e a sua justiça.
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” (Gálatas 6:9).
“Guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo” (Salmos 25:5).
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 25 de maio de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog