PÃO DIÁRIO
“QUEM TEM SIDO O TEU CONSELHEIRO?”
“O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho” (Provérbios 13:10)
Conselheiro significa que ou quem aconselha. Aconselhador.  Indivíduo que dá conselhos, opiniões, ou que é consultado para dar juízos, pareceres.
É evidente que quando uma pessoa necessita da intervenção de um conselheiro é por que por si só ela não está conseguindo conviver com seus problemas, com seus sentimentos, seus medos e suas situações adversas. E, por isso carece da intervenção de uma pessoa qualificada para lhe dar o devido aconselhamento. Comumente, não vemos pessoas alegres buscarem consolo, ou orientação, de modo que, o conselheiro terá de lidar mais com os que choram.
O papel do conselheiro, portanto, deve ser o mais racional possível, ou seja, ele precisa ser sábio para dar seu parecer a respeito do problema enfrentado. Antes de qualquer coisa entende-se que o conselheiro precisa ser compassivo, pois somente quem tem a capacidade de sentir a dor do outro poderá realmente entender o que ele está passando. “O temor do Senhor é o princípio do saber”. A sabedoria para dar a direção vem do temor. O sábio é temeroso. 
Paulo, ao escrever aos romanos resume bem a qualidade de ser compassivo ao ordenar; “alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram” (Romanos 12.15). Um conselheiro deve, ainda, saber guardar em segredo tudo o que lhe for confiado. “O fofoqueiro trai a confiança de quem quer que seja, mas aquele que guarda um segredo merece crédito.  Não havendo sábia direção, toda a nação é arruinada; o que a pode restaurar é o conselho de muitos sábios. (Provérbios 11: 13-14).
Todos nós já passamos ou iremos passar por momentos em que necessitaremos do conselho de alguém, todavia, a palavra nos adverte: “Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33). “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” (Provérbios 15:22).
Para quem você tem pedido conselhos? A quem você está confiando teus segredos e tuas angústias? Em quem você tem depositado sua confiança?
Lembre-se, o nosso melhor conselheiro continua sendo Deus. “Lance sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós!  Sede sensatos e vigilantes” (1 Pedro 5:7).
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2 Timóteo 3:16).
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 26 de maio de 2017.
Marilda Sanderi



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog