PÃO DIÁRIO
“COM QUE ROUPA SEU FILHO SAIU DE CASA HOJE?”
“Pais e filhos não foram feitos para ser amigos. Foram feitos para ser pais e filhos” (Millôr Fernandes).
Um dia desses ouvia no rádio o apelo desesperado de uma mãe pelo seu filho desaparecido. Ao relatar o seu desaparecimento ela descrevia a roupa e o calçado que ele estava trajando em detalhes, e isto me levou a refletir, pois, naquele dia eu não vi quando minha filha saiu de casa, nem sequer tinha ideia de que roupa ela estaria vestindo, esse fato me levou a pensar profundamente sobre a questão.
De que forma eu descreveria a minha filha, se acaso ela não voltasse para casa naquele dia? Que tipo de referência eu daria para que ela se fizesse encontrar por meio de minhas informações? Isso tem muito a ver com a forma como vemos e descrevemos nossos filhos. Mas quero chamar atenção aqui, não para o traje, para a roupa, mas para o caráter de nossos filhos. De que forma nós descrevemos o caráter deles? O que eles têm representado para nós? O que lhes temos ensinado? Como está o nosso relacionamento pais e filhos?
Será que sou o tipo de pai ou mãe, que além de não saber que roupa meu filho está usando, também não sei que lugares ele está frequentando, ou com que tipo de companhias ele está andando? Precisamos prestar mais atenção em nossos filhos, nos relacionar melhor com eles. Precisamos conhecer seus amigos e seus colegas, os seus gostos e preferências.
A frase de Millôr Fernandes ecoou em meu pensamento, pois realmente pais e filhos não foram feitos para ser “amigos”, mas foram feitos para ser pais e filhos. E, “os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo” (J. Petit Senn).
Será que estamos cumprindo com o nosso papel? Será que estamos utilizando o provérbio: “Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!” (Provérbios 1:10). Será que os estamos corrigindo quando necessário? “A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Provérbios 29:15).
O papel dos pais deve ser o de quem aprende enquanto ensina e ensina enquanto aprende. É uma troca constante onde deve haver cumplicidade. Quando houver necessidade de corrigir, corrija, quando necessário chamar atenção, chame, e quando couber elogiar, elogie, valorize-o. Precisamos transmitir confiança para nossos filhos. Devemos educar nos preceitos de Deus. “E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas educai-os de acordo com a disciplina e o conselho do Senhor. Caminhando como servos!” (Efésios 6:4).
Você já olhou nos olhos do seu filho hoje? Já o abraçou? Já disse o quanto você se orgulha dele? O quanto você é feliz por desfrutar da sua companhia? Já disse o quanto você o ama? Se você não fizer sua parte, o mundo vai fazer a dele.
O mundo está cheio de oportunidades; de portas que levam ao declínio; de “amigos” que acham que sabem o que é melhor; de conselhos faltos de sabedoria e de prazeres momentâneos. Se você não der atenção ao seu filho, ele buscará atenção de outras pessoas, se você não o acolher ele buscará acolhida em outros lugares, se você não o cuidar, ele estará a mercê das armadilhas da vida.
Cuide de seu filho. Ele é a herança que o Senhor te deu!
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 05 de maio de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog