PÃO DIÁRIO
“DEUS SEJA LOUVADO”
“De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria? (Provérbios 17:16).
Outro dia eu lia uma frase na internet que dizia: "Deus seja louvado: o Estado brasileiro é laico, mas não ateu!” A palavra “laico” significa característica do que ou daquele que não faz parte do clero; que não pertence a instituição ou ordem religiosa. Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.
Todavia, apesar de o Estado ser laico, está impresso na parte inferior esquerda de todas as cédulas de real atuais no Brasil a seguinte inscrição: “Deus seja louvado”. A frase existe desde a década de 1980, quando o Presidente da República em exercício, José Sarney, católico praticante, solicitou ao Banco Central que ela fosse incluída na moeda do cruzado. O Governo Federal de então, orientou-se em doutrinas teístas de outros Estados  Laicos como os Estados Unidos da América que já acrescentava a frase “In God We Trust” (Em Deus confiamos) em suas cédulas de dólares. As primeiras notas com a inscrição “Deus seja louvado” foram impressas em 24 de fevereiro de 1986, quando o decreto foi apresentado ao Banco Central. Assim, a expressão permaneceu ao longo do tempo, incluindo as cédulas de real.
Há, por parte dos ateístas, ou seguidores de outras crenças religiosas, a solicitação para a retirada da referida frase das notas de reais. Porém, apesar das recentes discussões e solicitações por setores laicistas da sociedade civil de que a frase seja removida, ela continua a ser impressa pelo Banco Central, inclusive nas novas cédulas, em impressão desde 2010.
A expressão “Deus seja louvado” quer dizer: que merece gratidão; seja honrado. Vejo tal frase atribuindo a Deus a existência do dinheiro e o domínio sobre o capital financeiro. Ele mesmo disse: “Comprarão campos por dinheiro, e assinarão as escrituras, e as selarão, e farão que confirmem testemunhas, na terra de Benjamim, e nos contornos de Jerusalém, e nas cidades de Judá, e nas cidades das montanhas, e nas cidades das planícies, e nas cidades do sul” (Jeremias 32:44).
O que precisamos entender é que em um país como o Brasil, na situação em que se encontra, onde a disparidade financeira e a desigualdade social e de direitos humanos impera, a nossa moeda ainda afirma que Deus está no controle. Ele é o dono do dinheiro e até mesmo dele daremos conta um dia.
“Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”.
 “Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (1 Timóteo 6:9-10).
Que até mesmo na forma de utilizarmos o nosso dinheiro “Deus seja louvado!”
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 19 de maio de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog