PÃO DIÁRIO
“COMO ESTÃO AS TUAS VESTES?”
“Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça” (Eclesiastes 9:8)
O livro de Eclesiastes foi escrito por Salomão quando já estava em idade avançada. Em sua velhice Salomão reconhece que pecou contra Deus. Que não foi fiel e obediente o suficiente, fazendo “o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor” (1 Reis 11:6).
Salomão cometeu dois graves erros, que Deus já havia advertido o Seu povo que não fizesse. Não se casasse com mulheres estrangeiras e não levantasse altar a outros deuses. Todavia, “o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,” (1 Reis 11:1-4).
Salomão, influenciado por suas mulheres, encheu Jerusalém de ídolos pagãos e idolatria. Transformou Jerusalém num verdadeiro ninho de satanás, representado pelos ídolos de suas mulheres dentro da Cidade Santa. Todavia, pode-se perceber que Salomão se arrependeu de ter entristecido a Deus. Pois, agora, na velhice ele faz uma retrospectiva de sua vida pregressa longe do Senhor, podendo constatar as trágicas consequências que suas atitudes erradas lhe trouxeram, ele recomenda ao povo de Deus: “Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.
Destaco aqui duas palavras: vestidos alvos e óleo.  No Antigo Testamento, as vestes alvas representavam a mais importante parte do vestuário sacerdotal que descia até os pés do sacerdote, cobrindo-os. Vestes brancas falam da pureza e santidade dos servos de Deus. A santidade do espírito, da alma e do corpo físico. O óleo era um composto de especiarias perfumadas derramado, especificamente, sobre a cabeça dos sacerdotes. No Novo Testamento o óleo tipifica o Espírito Santo agindo na vida do cristão.
Salomão tinha sido ungido rei, pediu a Deus sabedoria, e a bíblia relata que ele foi o mais sábio de todos os reis. Todavia, nem toda a sua sabedoria impediu de desagradar a Deus e se deixar perverter. Quando deixou que a carne falasse mais alto acabou enfraquecendo espiritualmente.
Precisamos conservar nossas vestes alvas, sem mácula. Estar na presença de Deus, puros e santificados, não nos deixando corromper pelas facilidades que o mundo oferece. Conservemos o óleo sobre nossas cabeças, e façamos apenas o que agrada a Deus. “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (1Pedro 1:15).
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 29 de maio de 2017.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog