PÃO DIÁRIO
“É TEMPO DE RECOMEÇAR”
"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo” (Isaías 43:18-19).
O capítulo 43 de Isaías prediz o arrependimento final de Israel e a restauração nos últimos dias. Significa o fim do cativeiro babilônico. Os versículos em estudo destacam que Israel deve manter os olhos fixos no presente e no futuro, não no passado.
O povo de Israel que vagueava pelo deserto era rebelde e obstinado, sempre murmurando contra Deus. Agora, porém, mostra-se purificado, tendo as leis de Deus bem gravadas no coração. Agora é chegada a hora de os exilados, aos quais fala Isaías, voltarem os seus pensamentos para  a revelação de restauração, em lugar de se lamentarem pelos sofrimentos passados.
Assim como resgatou o Seu povo da opressão egípcia e o guiou pelo "deserto" Deus abrirá agora um caminho que possibilitará o retorno de Israel à sua terra natal.
O que Deus estava proporcionando aos israelitas era a chance de “recomeçar”. Recomeçar é começar de novo; refazer depois de uma interrupção. É dar uma nova chance a si mesmo.
Quem de nós, depois de uma tentativa frustrada já não precisou de uma segunda chance? Que na tentativa de alcançar o sucesso, por algum motivo fracassou e não obteve êxito? “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência” (Henry Ford).
Todavia, “recomeçar é mais difícil que começar, pois requer a coragem do início e a superação do fracasso” (Autor desconhecido). Superar é passar por cima; passar além; ser ou ficar superior; vencer; superar todas as dificuldades.
Porém, há sempre um novo tempo para o recomeço, onde temos a chance de fazer tudo diferente. Tendo aprendido com os erros e percebendo onde foi que falhamos, podemos recomeçar com mais segurança e ousadia.
Entretanto, há que considerar que se fracassamos foi porque não colocamos Deus à frente de nossos planos. E, se não quisermos falhar novamente, precisamos chama-lo para fazer frente às nossas decisões.
“Quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos, pois foi Ele quem nos fez. É quando me viro para Cristo e me rendo à Sua personalidade que pela primeira vez começo a ter minha própria e real personalidade” (C. S. Lewis).
“Ou seremos controlados por satanás, ou pelo "eu", ou por Deus. O controle de satanás é escravidão. O controle do "eu" é soberba. O controle de Deus é vitória” (Santo Agostinho).
Recomecemos com Deus no centro das nossas decisões, pois somente assim seremos vencedores.
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 08 de maio de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog