PÃO DIÁRIO
“UM SUCESSOR À ALTURA”
“Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei” (Josué 1:5)
Quando Moisés entendeu que morreria antes de entrar em Canaã, ordenado pelo Senhor ele separou Josué para ser o novo líder do povo de Israel. Josué era homem de guerra, grande estrategista militar usado por Deus para grandes conquistas. 
Após a morte de Moisés, então, Josué assumiu a desafiadora tarefa de conquistar a terra prometida. Sem dúvida, a formação de Josué decorreu do aprendizado que recebeu de Moisés. Josué tinha disposição a aprender, procurava ser perfeito em tudo, era obediente, tinha compromisso, e uma de suas principais virtudes era a humildade.
Penso que em sua trajetória, enquanto auxiliar de Moisés, caminhando lado a lado, Josué estivera atento a toda e qualquer atitude de seu líder. Procurando aprender com os erros e os acertos de seu antecessor. Josué foi escolhido por Deus para suceder a Moisés. Ele foi exemplo como servo.
Quando Deus escolhe alguém para um cargo de sucessão Ele prepara desde o primeiro instante em que o elege como sucessor. A caminhada de Josué ao lado de Moisés foi uma escola, foi um aprendizado constante. Ele acompanhava Moisés de perto e presenciou as suas conversas com Deus.
Via a maneira como Moisés tratava os seus liderados, a obediência dele para com Deus. Os sacrifícios que fazia, a forma como conduzia o povo, a maneira como ele lidava com as adversidades, com as diferenças e desavenças do povo. Um povo murmurador, que muitas vezes acusava Moisés de tê-los tirado da terra do Egito para fazê-los sofrer e passar necessidade. Mas, em todo o tempo, Josué permaneceu fiel ao seu líder.
Deus quando escolhe alguém para uma grande obra, assim como fez com Moisés e posteriormente com Josué, Ele capacita, Ele dá estratégias, Ele reveste de poder e autoridade e, sobretudo, Ele vai à frente como General de Guerra.
Todo líder um dia foi um liderado que aprendeu a respeitar para ser respeitado! “Com prudência se faz um bom líder, pois em silêncio este se dispõe a servir” (Brenon Salvador).
“Não é o discípulo mais do que o seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre.” (Lucas 6:40).
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 06 de abril de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog