PÃO DIÁRIO
“SEJAMOS HUMILDES”
“O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra” (Provérbios 29:23).
Quero neste pequeno trecho destacar as palavras “orgulho” e “humildade”. A palavra orgulho significa soberba; elevado conceito que alguém tem de si próprio. Significa altivez que é o amor-próprio exposto de modo exagerado. E ainda, pode significar arrogância, excesso de admiração que o indivíduo tem em relação a si próprio, baseado em suas próprias características, qualidades e/ou ações.
Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba. O ato de se humilhar consiste em um ato de submissão, e por isso está relacionado com alguém que deseja viver de acordo com a vontade de Deus. Assim, de acordo com a Bíblia, alguém que se humilha perante Deus será recompensado.
A palavra diz que “a soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda” (Provérbios 16:18). Mas, a palavra também diz que "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".  (Tiago 4:6).
Sejamos humildes e despojados de orgulho “não multipliquemos palavras orgulhosas, não saia da nossa boca linguagem arrogante, porque o Senhor é um Deus que tudo sabe; por ele são pesadas as nossas ações” (I Samuel - 2:3).
Tenhamos em mente o que está registrado no evangelho de Mateus que “todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12).
O maior exemplo de humildade foi registrado no evangelho de João, quando da ocasião em que Jesus lavou os pés de seus discípulos e disse: “Estabeleci o modelo para vós, a fim de que, assim como eu vos fiz, vós também façais” (João 13:15).
“Tenhamos uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejamos orgulhosos, mas estejamos dispostos a associar-nos a pessoas de posição inferior. Não sejamos sábios aos nossos próprios olhos” (Romanos 12:16).
Porque assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor” (Jeremias 9:23-24).
Portanto, “se devo orgulhar-me, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza” (2 Coríntios 11:30).
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 24 de abril de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog