PÃO DIÁRIO
“A CONDIÇÃO DE DEUS”

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7)
No versículo em evidência quero chamar a atenção para duas palavras: “se” e “tudo”. A palavra “se” trata-se de uma conjunção subordinativa condicional, na qual se estabelece um sentido de condição, ou seja, está condicionada a alguma coisa. “Tudo” é um pronome Indefinido substantivo que assume o lugar do ser ou da quantidade aproximada de seres na frase.
Quando Jesus instruiu seus discípulos Ele disse: “Se vós estiverdes em mim, e “se” as minhas palavras estiverem em vós, em outras palavras Jesus estava dizendo que existia uma condição para alcançar o seu pedido. Eles deveriam estar na presença dEle, andar nos Seus preceitos, praticar a Sua palavra, viver os Seus mandamentos para alcançarem tudo o que quisessem. Todavia, a palavra “tudo” é muito relativa e deve ser entendida como as coisas que estiverem no centro da vontade de Deus.
Nos versículos que antecedem o texto em destaque percebemos que Deus nos compara aos ramos da videira. “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim” (João 15:1-4).
O que Jesus estava frisando aos seus discípulos era que eles deveriam estar nEle, pois “assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).
Quando nos tornamos novas criaturas passamos a ter novas regras de conduta e pensar como Cristo e não como homens, consequentemente teremos discernimento e sabedoria para elaborarmos os nossos pedidos.
“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tiago 4:3).
“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1 João 14:15). 
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 30 de março de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog