PÃO DIÁRIO
“É DANDO QUE SE RECEBE”

“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês” (Filipenses 4:19).
No texto em estudo o apóstolo Paulo dirigiu-se à Igreja de Filipo, que tinha como uma das principais características a generosidade, a inclinação em ajudar os que estivessem passando por dificuldades ou privação. Os filipenses eram exemplos de solidariedade e amor, era um povo que cooperava, ajudava, sempre estendendo a mão e colocando a alma à disposição da obra de Deus.
Tamanha cooperação se dava não apenas na forma de inteira obediência ao apóstolo como também no suprimento de bens materiais e financeiros. Paulo recebia auxílio das igrejas locais especialmente a de Filipo, sem fazer nenhuma exigência dela. Ele ensinava como deveria ser o modo de viver daquela Igreja, mas sabendo que a plena confiança dele estava no Senhor, que movia corações para ajudá-lo.
Ao ensinar sobre o Amor e a guarda dos Mandamentos de Jesus, a Igreja  era movida pelo Espírito Santo e despertada para a importância do ofertar e do socorrer os necessitados, inclusive, sobre a vida do apóstolo. 
Paulo ensinou aquela igreja que: “[...] Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20:35). Ela dava, não por gesto de obrigação ou sacrifício humano, mas porque amava e temia a DEUS. E nada faltava àquela gente. A Igreja  de Filipo era um povo simples, humilde, mas que, o pouco que tinha, repartia com aquele que o ensinava o caminho da verdade.  Dessa virtude, surgiu a grande promessa de Deus para os filipenses.
Trata-se da Lei do dar e receber, Lei da causa e efeito, Lei do retorno, ou conforme a bíblia, a Lei da semeadura que diz que “tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).
“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gálatas 6:9).
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (4:19). 
“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado” (Provérbios 11.24,25).
Que possamos exercer o amor doando nosso tempo na obra do Senhor, alcançando favor àqueles que estão necessitados e aflitos, sem esperar recompensa, apenas por fazer cumprir o nosso papel de filhos de Deus que viemos não para sermos servidos, mas para servir.
“Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês” (Lucas 6:38).
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 31 de março de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog