PÃO DIÁRIO
“SEUS FILHOS SERÃO O QUE VOCÊ INCENTIVÁ-LOS A SER”
“Ensina a criança no Caminho em que deve andar” (Provérbios 22:6).
O Dia Internacional do Desarmamento Infantil é comemorado anualmente em 15 de abril. O principal objetivo desta data é debater as consequências que os incentivos ao uso de armas de fogo por crianças podem provocar na vida destes futuros adultos.
Réplicas de armas de fogo de brinquedo ou jogos de vídeo game, são alguns dos assuntos que provocam debates sobre até que ponto podem influenciar negativamente as crianças ao mundo do crime e banalizar a violência.
Durante esta data, prefeituras de diversas cidades brasileiras, assim como escolas, centros e institutos de educação e outras instituições promovem palestras e espaços de discussão para conscientizar as pessoas sobre os reais perigos que as crianças são expostas ao utilizarem simuladores de armas de fogo.
O papel destas instituições, porém, deve ser apenas de reforçar o que as crianças devem aprender em casa. Torna-se inútil tal ação de conscientização se as crianças continuarem a ser influenciadas por brinquedos ou jogos, ou até mesmo filmes na televisão em casa.
Já dizia o sábio Salomão “ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!”  (Provérbios 22:6). Como pai ou mãe sua figura será provavelmente o maior exemplo, o maior ponto de referência, que seu filho irá ter na vida.
Na verdade, os pais são a primeira referência comportamental da criança. Eles são observados em todo tempo. Sem que percebam seus filhos estão analisando sua conduta, e depois reproduzem seus atos.
Seus filhos utilizarão as armas que você utilizar. Brincarão com os brinquedos que você os presentear ou permitir brincar, terão as atitudes que você incentivar. Portanto, “ensinai os mandamentos do SENHOR aos vossos filhos, conversando acerca deles quando estiverdes sentados em casa e nos momentos em que estiverdes andando pelos caminhos, ao deitardes e quando vos levantardes para um novo dia” (Deuteronômio 11:19).
Nas palavras de um psicólogo ele dizia: “Pais que mentem ensinam filhos a mentir. Pais que enganam geram filhos enganadores”. O que nós ensinarmos aos nossos filhos eles aprenderão. E o que nós fizermos igualmente farão.
“A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Não se preocupe porque seus filhos não te escutam, mas te observam todo o dia” (Madre Teresa de Calcutá).
“Viva de tal modo que quando seus filhos pensem em justiça, carinho e integridade, pensem em você” (H. Jackson Brown).
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 15 de abril de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog