PÃO DIÁRIO
“SUPERANDO OS MEDOS”
“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores” (Salmos 34:4).
O medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo. Inconscientemente, as características físicas reproduzidas pelo sentimento de medo preparam o corpo para duas prováveis reações naturais: o confronto ou a fuga.
O livro de 2 Crônicas registra uma situação de medo, onde o Rei Josafá estava para ser atacado por numeroso exército que viria para destruir Judá. Para o rei, a destruição de Judá era inevitável e a morte era uma certeza. “Então, Josafá teve medo, e se pôs a buscar ao Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá.” Ele disse: “e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti” (2Cr 20.3,12).
A história relata que Josafá e seus homens foram ao confronto, todavia, antes que chegassem a fazer uso de suas armas, Deus fez com que os exércitos inimigos se ferissem entre si, e não sobrou nenhum guerreiro para afrontar o rei. Deus pelejou por eles.
Todos nós estamos sujeitos a momentos de ansiedade e medo. Situações pelas quais passamos que nos amedrontam, ou, medo do que possa nos acontecer em determinados momentos, contudo, assim como o rei Josafá, precisamos aprender a colocar sempre os nossos olhos em Deus.
A oração é o melhor remédio à ansiedade e ao medo. Foi em oração que muitos dos heróis da Bíblia aprenderam a confiar no Senhor. “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2 Timóteo 1:7).
Em momentos de medo e ansiedade o salmista disse: “na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma” (Salmos 94:19).
“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus.
Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41:10).
As reações naturais do medo podem ser o confronto ou a fuga, todavia, conforme as atitudes dos heróis da bíblia, devemos reagir com oração, pois “a oração de um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16).
“Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia” (Salmos 91:5,6).
“Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti” (Salmos 56:3).
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do Senhor.
Passo Fundo, 19 de abril de 2017.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog