PÃO DIÁRIO
“EM TEMPO TE BUSCAREI”
“Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão” (Provérbios 8:17)
O objetivo do livro de Provérbios é que possamos conhecer a sabedoria e aplicá-la no nosso cotidiano. O texto inicia dizendo que “a sabedoria está clamando e o discernimento ergue a sua voz”.
Sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a ser adotada nos diferentes contextos que a vida nos apresenta.
A palavra “sabedoria”, em muitas passagens bíblicas, e especialmente no livro dos Provérbios, significa um estado de meditação, tendo em vista a verdade e os deveres morais e religiosos.
A palavra traduzida por “sabedoria” aparece em Provérbios mais de 50 vezes e deriva do hebraico “chokmah”, que significa “habilidades para a vida”. A sabedoria revelada nas Escrituras não está atrelada à capacidade intelectual de alguém e muito menos ao seu acúmulo de conhecimento cultural. A sabedoria que vem do alto é a verdade bíblica aplicada a situações do cotidiano.
O livro nos ensina, portanto, que o sábio é aquele que evita o mal e promove o bem, cultivando o temor a Deus e observando as ações de pessoas e até mesmo de animais, bem como os resultados alcançados com as atitudes e instintos observados. Dessa forma, o autor compartilha valiosos ensinamentos que, se colocados em prática, resultarão em alegria, fartura e bons relacionamentos.
A sabedoria é a capacidade de julgar corretamente uma situação e escolher a ação certa. “Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos. Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça. Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra. Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão” (Provérbios 8:12-17).
Buscar cedo, aqui não está relacionado a buscar de madrugada ou bem cedinho da manhã, mas buscar em tempo de ser encontrada. A sabedoria precisa anteceder as nossas decisões e não depois de já termos dado o passo errado. Entendamos que precisamos da sabedoria antes de tomar qualquer atitude. Precisamos orar com sabedoria. A sabedoria vem do Senhor.
“Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo” (Provérbios 8:20). Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo, quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo (Provérbios 8:27-30).
Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis (Provérbios 8:32,33). “Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor” (Provérbios: 8:35).
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5)
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 22 de abril de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog