PÃO DIÁRIO
“A EXPERIÊNCIA MACHUCA, MAS ENSINA”
“A experiência é uma professora cruel, mas você aprende. Meu Deus! Como você aprende!” (C. S. Lewis)
Experiência significa conhecimento, ou aprendizado, obtido através da prática ou da vivência. Portanto, experiência vem a ser tudo aquilo que aprendemos ao longo de nossa vida. Aprendemos com os altos e baixos; com as conquistas e perdas; com os triunfos e derrotas; com nossa coragem e nossos medos; nossos anseios e indiferenças, enfim, tudo o que passamos nos faz crescer como seres humanos e aprender, mesmo que de maneira cruel e dorida.
O autor está afirmando que a experiência nos ensina, como uma professora desalmada, desprovida de piedade, mas ensina de forma que nós aprendemos. Mesmo que a duras penas, a lição é aprendida.
Tudo o que é vivido na prática parece que nós assimilamos melhor. E a vida é assim, traz experiências amargas, que num primeiro momento parece que não iremos suportar, mas então, encontramos forças em nós, nos amigos, na família, e, sobretudo, em Deus e conseguimos sobreviver a todas elas.
Cada experiência deixa a sua marca, algumas cicatrizes, mas que devemos levar como troféu por termos vencido e sobrevivido a cada uma delas. A vida é um eterno aprendizado. Aprendemos um pouco aqui, um pouco ali, e assim vamos somando conhecimento e, aos poucos nos tornando mais sábios.
A vida nos ensina tantas coisas. Ganhamos força, coragem e confiança através de cada experiência em que realmente paramos e encaramos o medo de frente.
Um autor desconhecido disse que “a experiência é como dirigir um carro no escuro com os faróis para trás. Sabemos tudo que se passou e nada do que virá”.
“Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano” (Sigmund Freud).
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 18 de março de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog