PÃO DIÁRIO
“CONTROLANDO AS EMOÇÕES”
“Sabemos que toda emoção que recebe mais “alimento” é a que mais cresce” (Augusto Cury).
Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. É a emoção que leva uma pessoa a reagir diante de um acontecimento. 
Um psicólogo norte-americano, um dos pioneiros nas pesquisas relacionadas às emoções humanas, em seu primeiro estudo, realizado através da observação da expressão facial de diversas pessoas, identificou as seis principais emoções humanas: alegria, tristeza, raiva, nojo, medo, desprezo e surpresa.
Cada uma das emoções pode se manifestar de diferentes maneiras e pode promover alguma reação dentro de nós influenciando o nosso comportamento.
Nem sempre será fácil vencer as emoções negativas, pois elas muitas vezes surgem de situações delicadas como discussões, excesso de preocupações, mudança de emprego, desgosto amoroso ou desilusões. Assim, para o bem estar do corpo e da saúde mental, quando as emoções negativas surgirem devemos manter a calma e tentar identificar o motivo que causou a emoção.  
Precisamos, sobretudo, ter inteligência emocional, que é a capacidade de reconhecer e lidar com diversos sentimentos, inclusive os conflitantes. Um dos maiores sinais de inteligência emocional é como reagimos a situações adversas. Quando somos contrariados ou quando ficamos frustrados devido a uma determinada situação, a nossa resposta a esse acontecimento vai determinar o nosso nível de inteligência emocional.
Tenho uma receita infalível para lidar com as emoções, elas estão relatadas em Gálatas 5:22-23 que são os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.”
Se, independente de situações adversas, conservarmos os frutos do Espírito seremos emocionalmente equilibrados.
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 19 de janeiro de 2020.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog