PÃO DIÁRIO

‘ENTÃO LEVANTE E RESPLANDEÇA!”

“Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti” (Isaías 60:1).

No versículo em evidência, o Senhor dá uma palavra de força e incentivo para Jerusalém, fazendo alusão à vinda do Messias, que a encherá de glória com a Sua presença e lhe trará a salvação. A luz indica um tempo de alegria e prosperidade, ao mesmo tempo o entendimento e a revelação de Deus. 

Israel, ao longo da história, passou por profundos períodos de escuridão, como o exílio na Babilônia, por exemplo. Agora chega a época da luz. Esta luz não provém de si mesmo, mas é dom de Deus. O profeta apresenta a vinda poderosa do Senhor como a vinda da luz. Esta luz é glória — a sua presença forte e densa — que brilha no meio do mundo. 

Também neste período de silêncio de Deus, que durou quatrocentos anos, não houve profetas enviados por Ele para endireitar o caminho do Seu povo, pois eles retornaram ao patamar de rebeldia que tinham antes do exílio Babilônico, e além disso, surgiram muitas novas doutrinas religiosas de Saduceus e outras correntes do judaísmo naquela época.

Ao que houve um esfriamento nas coisas espirituais até mesmo naqueles que eram sacerdotes. Mas a profecia de Isaías diz que para esta terra de Israel, o Messias viria trazendo luz; e essa luz iluminaria as nações gentias que andavam em trevas. Nações e reis ficariam sabendo da notícia de um despertar espiritual em Israel. 

Em outras palavras o que o texto em referência está dizendo é: “Levante-se do seu estado de escuridão e luto, e entre em um estado de luz e felicidade; para que você possa iluminar os outros” (Thomas Coke).

É tempo de levantar e resplandecer. Brilhar de um modo muito intenso refletindo a luz de Cristo.

Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!

Passo Fundo, 21 de setembro de 2020.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog