PÃO DIÁRIO
“MEU ORGULHO É SER HUMILDE”
 “O orgulho divide os homens, a humildade une-os” (Henri Lacordaire).
Orgulho é uma característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio. Também pode significar altivez, brio, dignidade e soberba. A palavra orgulho pode ter uma conotação positiva ou negativa, dependendo do contexto e do sentimento que representa.
É um termo pejorativo quando se refere a um sentimento excessivo de contentamento que uma pessoa tem a respeito de si mesma, de acordo com as suas características, qualidades e ações. Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Quando o orgulho se refere à dignidade de uma pessoa ou ao sentimento positivo em relação a outro indivíduo, o orgulho é um sentimento positivo.
Precisamos ter cuidado com o orgulho. O orgulho nos faz pensar que somos melhores que outras pessoas. O orgulhoso não se submete a Deus porque acha que seu próprio caminho é melhor. “O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho” (Provérbio 13:10).
Tiago disse que "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes" (Tiago 4:6). Que nosso orgulho seja positivo e sempre evidencie a nossa dignidade. Paulo disse aos coríntios: “se devo orgulhar-me, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza” (2 Coríntios 11:30).
O sábio Salomão afirmou que “O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra” (Provérbios 29:23).
Paulo disse aos romanos “tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos” (Romanos 12:16).
Ao gálatas ele disse: “se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, pois cada um deverá levar a própria carga” (Gálatas 6:3-5).
E, por fim, assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado" (Jeremias 9:23-24). 
“Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria” (Santo Agostinho).
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 17 d outubro de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog