PÃO DIÁRIO
“CLAMANDO POR INTERVENÇÃO DIVINA”
“Já é tempo de operares, ó Senhor, pois eles têm quebrantado a tua lei” (Salmos 119:126).
O Salmo 119 refere a excelência da lei do Senhor e a felicidade daquele que a observa.  Nos oito versos do Salmo119 (121-128) vemos o Salmista e sua luta por justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo juiz dos seres humanos. A décima sexta divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra ע — Ain que significa “olho ou fonte”. Essa letra era usada para indicar o numeral 70. O número setenta, dentre outros significados bíblicos, nos remete à liderança e juízo.
No verso 121 o Salmista fala da importância de se fazer justiça e de se lutar contra as injustiças. Ele implora pela intervenção divina. No verso 122 ele pede que Deus seja seu fiador, pois ele sabe que não pode confiar em ninguém a não ser no SENHOR para ver a verdadeira justiça. No verso 123 o Salmista encontrava-se sob grande opressão, mas aguardava a salvação que somente o SENHOR pode oferecer e prover. No verso 124 como servo de Deus ele sabe que não possui nenhuma prerrogativa diante de Deus. Não há nada para ser exigido. Ao que seu pedido é simples e direto: trata teu servo segundo a tua misericórdia. No verso 125 o interesse maior do Salmista não consistia tanto em se ver livre dos seus opressores e sim em entender o pleno significado dos mandamentos do SENHOR! Seu coração buscava em primeiro lugar o “Reino de Deus e a Sua justiça”.
No verso em destaque (126), o Salmista pede para Deus intervir em função das grandes iniquidades e das injustiças cometidas. A oração contida no presente verso é realmente impressionante. Ele pede para Deus intervir diretamente nos assuntos humanos como Soberano SENHOR de todo o Universo.
A Bíblia se refere a estas intervenções como “o dia do SENHOR”. Estes são os momentos em que Deus impõe sua Soberana Vontade sobre os assuntos humanos. São, normalmente, dias catastróficos e terríveis. Alguns dos profetas como Isaías, Joel, Amós, Obadias e Sofonias se referiram ao Dia do SENHOR como estando prestes a vir sobre todas as nações.
Seguramente estamos vivendo dias em que o povo de Deus precisa levantar um clamor coletivo pedindo para Deus intervir diante de tanta iniquidade, pois, dia a dia vemos os mandamentos de Deus sendo corrompidos. Como no verso 127 reajamos conforme fez o Salmista, que em relação à corrupção a sua volta apegou-se ainda mais aos mandamentos do SENHOR. Precisamos entender, como no verso 128 que o caminho de Deus é verdadeiro e o caminho dos pecadores ou do mundo é cheio de falsidades e mentiras.
Precisamos aprender com o Salmista e, assim como ele, confiar exclusivamente em Deus para fazer a verdadeira justiça. Não podemos permitir que, absolutamente nada, venha se interpor entre nós e Deus. Devemos orar insistentemente para que Ele venha intervir em nosso cenário, pois, não há nada que possamos fazer, além de clamar por justiça divina.
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 13 de outubro de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog