PÃO DIÁRIO
“MANTENDO A INTEGRIDADE”
“Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós” (Tito 2:7-8).
As epístolas de Paulo a Timóteo e a Tito são conhecidas com epístolas pastorais. No versículo em estudo, Paulo adverte a Tito que ele deveria seguir o caminho “que convém a sã doutrina. Deveria mostrar integridade e seriedade.
Integridade é sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade. Em sentido figurado a integridade pode ser descrita como honradez, pureza ou inocência.
Paulo inicia o capítulo 2 prosseguindo com o tema que dominou o capítulo primeiro, incentivando-nos a viver uma vida que demonstra o caráter de Cristo. 
Em outras palavras, Paulo disse a Tito que ele deveria ser um exemplo em tudo. Não devia ser um hipócrita. Antes de ministrar a outros, ele mesmo devia ser um exemplo de comportamento, boas obras e ensino.
Sua linguagem não devia ser obscena, pejorativa ou discriminatória. Pelo contrário, ele devia mostrar seriedade e dedicação no falar. Seu ensino, suas atitudes deviam conduzir pessoas ao bom testemunho de Cristo.
Nem sempre é fácil manter a integridade, algumas situações podem fugir do controle, todavia, temos uma identidade a zelar, a identidade de cristãos. De forma que precisamos revelar o caráter de Cristo por meio de nossa integridade.
Davi muitas vezes foi tratado com injustiça, porém, confiou na justiça divina. Ele disse: “Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilar” (Salmos 26:1). Disse ainda: “Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti” (Salmos 25:21).
Sejamos íntegros e irrepreensíveis independentemente da situação ou das afrontas que sofremos, pois, estamos sendo vistos e avaliados por Deus o tempo todo. Ele nos deixou Seus ensinamentos para que pudéssemos ter um referencial. Sejamos sensatos e deixemos Deus nos justificar.
 “Jamais abra mão de sua integridade pessoal e profissional. Perca qualquer coisa, mas jamais perca seu patrimônio ético...” (Bárbara Coré).
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 10 de outubro de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog