PÃO DIÁRIO
“JESUS, O SÁBIO PROFESSOR”
"A função da educação é ensinar a pensar intensamente e pensar criticamente. Inteligência mais caráter - esse é o objetivo da verdadeira educação." (Martin Luther King Jr.)
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. Professor é o indivíduo que ensina, ministra disciplinas, matérias, numa escola ou universidade; docente. Aquele cuja especialização ou formação acadêmica é ensinar; mestre. O bom professor é aquele que “fala com sabedoria e ensina com amor” (Provérbios 31:26).  
Ensinar é Transmitir conhecimento sobre alguma coisa a alguém; lecionar. Indicar de maneira precisa; orientar. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina).
Paulo disse aos Romanos “se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine” (Romanos 12:7). No referido contexto Paulo mostra que além de termos capacidades diferentes, temos dons diferentes de acordo com a capacidade que Deus fornece.
Jesus foi o professor mais sábio que já existiu. Uma das principais características do método de ensino de Jesus é a sua flexibilidade. Ele sempre adaptava sua metodologia às situações específicas. Considerava as dúvidas, necessidades, expectativas e até os conhecimentos de seus discípulos.
A formulação e a apresentação do conteúdo de seu ensino correspondiam totalmente ao modo de pensar de seus ouvintes. A linguagem de Jesus era prática e ilustrada. Seu discurso e ensino eram compreensíveis, acessíveis às pessoas simples e medianas de seu tempo. 
Jesus usava variados métodos, como: repetições, parábolas, simbologias, hipérboles, trocadilhos, comparações, metáforas, provérbios, enigmas, paradoxos, ironias. Para auxiliar na compreensão de sua mensagem, Ele complementava sua instrução verbal com diversos meios de expressão, como por exemplo, material visual e dramatização. Jesus pegava qualquer coisa ou objeto e os usava como exemplo: sementes, pássaros, campos, uma figueira, uma moeda, um peixe.
Jesus ensinava e todos aprendiam. Ele deixou muitos seguidores bem instruídos, e foram estes, que após Sua morte continuaram ensinando e propagando Seus ensinamentos.
Na nossa vida todos somos um pouco professor e um pouco aluno. Vivemos uma constante troca de saberes. Que o nosso lado professor seja sábio, e que possamos ser irrepreensíveis ao ensinar.
Ser um bom professor é seguir os passos de Jesus. “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência” (Augusto Cury).
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 15 de outubro de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog