PÃO DIÁRIO
“PRECIOSOS ENSINAMENTOS”
“Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser” (Santo Agostinho).
O Dia do Filósofo é comemorado anualmente em 16 de agosto no Brasil. Quero destacar alguns pensamentos de Santo Agostinho, filósofo, escritor, bispo e importante teólogo cristão do norte da África durante a dominação romana. Teve suas concepções sobre as relações entre a fé e a razão, entre a Igreja e o Estado, dominante sobre toda a Idade Média.
“O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros”
“Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem”
“Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos”
“O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página”
“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”
“Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade”
“Pois o Deus Todo-Poderoso, por ser soberanamente bom, nunca deixaria qualquer mal existir nas suas obras se não fosse bastante poderoso e bom para fazer resultar o bem do próprio mal”
“Não basta fazer coisas boas - é preciso fazê-las bem”
“Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer”
“Nem o futuro nem o presente existem. Nem se pode dizer que os tempos são três: passado, presente e futuro. Talvez fosse melhor dizer que os tempos são: o presente do passado; o presente do presente; o presente do futuro. E estes estão na alma; não os vejo alhures. O presente do passado é a memória, o presente do presente é a percepção, o presente do futuro é a expectativa” (Santo Agostinho).
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 16 de agosto de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog