PÃO DIÁRIO
“EXERCENDO A MANSIDÃO”
“A resposta calma desvia a fúria...” (Provérbios 15:1).
Mansidão é característica ou condição do que é manso. Que possui o gênio brando; que é suave e pacífico; de temperamento fácil. A pessoa mansa age com sensatez, não se deixando pecar quando fica irado. A mansidão impede a violência e o desrespeito.
Mansidão é um dos frutos do espírito. Uma das características mais importantes de um verdadeiro cristão. Jesus disse: “Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5).
Ser manso é ser sábio. “Sábio é o homem que consegue controlar seu gênio, e sua grandeza está em ser generoso e perdoador com quem o ofende!” (Provérbios 19:11).
Já diz o provérbio que “tolo calado, por sensato é passado". Se não tivermos sabedoria para falar, melhor será ficarmos em silêncio. O silêncio vale mais que palavras mal ditas.
“Quem realmente detém o conhecimento é comedido no falar, e quem possui o entendimento demonstra alma tranquila.  Até mesmo o tolo passará por sábio, se conservar sua boca fechada; e, se dominar a língua, parecerá até que tem grande inteligência” (Provérbios 17: 27-28).
“Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se” (Provérbio persa).
Sejamos sábios, pois, o silêncio de um sábio vale mais do que mil palavras de um tolo. “Quando as palavras não são tão dignas quanto o silêncio, é melhor calar e esperar” (Eduardo Galeano).
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 17 de agosto de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog