“VIVENDO COM PROPÓSITOS”
“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR” (Provérbios 19.21)
“Pois Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração” (Atos 13.36)
Viver com propósitos é a única maneira de viver de verdade. A maioria das pessoas luta com as três questões básicas da vida. A primeira é a identidade. “Quem sou eu?”. A segunda é a importância: “Significo alguma coisa?”. A terceira é o impacto: “Qual o meu lugar na vida?”. As respostas a todas as três perguntas são encontradas nos cinco propósitos que Deus tem para você. Como chegamos ao fim de nossa jornada de quarenta dias, você agora sabe o propósito de Deus para sua vida, e será abençoado se o puser em prática.
O que é uma Declaração dos Propósitos para sua vida? É uma declaração que resume os propósitos de Deus para sua vida. Você afirma com suas próprias palavras seu compromisso com os cinco propósitos de Deus para sua vida.
É uma declaração que aponta a direção de sua vida. Colocar seus propósitos no papel irá forçá-lo a pensar especificamente sobre o rumo de sua vida. A Bíblia diz: Saiba para onde você está indo, e estará em terreno sólido! Provérbios diz: Quem tem juízo procura a sabedoria, mas o tolo não sabe o que quer.
É uma declaração que define o que é “sucesso” para você. Ela afirma o que você acredita ser importante, e não o que o mundo acredita ser importante. Ela esclarece seus valores.
É uma declaração que esclarece suas funções. Você terá diferentes funções em diferentes etapas na vida, mas seus propósitos jamais serão alterados. Eles são maiores que qualquer função que você possa ter.
É uma declaração que expressa sua FORMA. Ela reflete a exclusividade que Deus lhe deu. Leve o tempo que for necessário para escrever sua declaração de propósitos. Não tente completá-la de uma só vez, e não adianta tentar atingir a perfeição em seu primeiro rascunho; apenas anote seus pensamentos conforme lhe ocorrerem. É sempre mais fácil editar do que criar.
As cinco grandes questões da vida são: O que será o centro de minha vida? Essa é a questão da adoração. Para quem você irá viver? Em torno de que você construirá sua vida? Você pode basear sua vida em torno de sua carreira, sua família, um esporte ou um passatempo, dinheiro, diversão ou em torno de muitas outras atividades. Todas essas coisas são boas, mas não fazem parte do centro de sua vida. Nenhuma delas é suficientemente forte para mantê-lo a salvo quando a vida começar a desmoronar. Você precisa de um centro inabalável. Como você sabe quando Deus está no centro da sua vida? Quando Deus está no centro de sua vida, você adora. Quando não está, você fica preocupado. A ansiedade é a luz de advertência, que indica que Deus foi empurrado para o lado. Você voltará a ter paz no instante em que o coloca de volta ao centro.
Qual será o caráter de minha vida? Essa é a questão do discipulado. Que tipo de pessoa você será? Deus está muito mais interessado em quem você é do que no que você faz.
Qual será a contribuição de minha vida? Essa é a questão do serviço. Você deve escolher a quem pode ajudar melhor, com base na sua vocação.
Qual será a mensagem de minha vida? Essa é a questão de sua missão junto aos incrédulos. Sua declaração de missão faz parte de sua declaração de propósitos.
Qual será a comunidade de minha vida? Essa é a questão de sua comunhão. Como você irá demonstrar seu compromisso com os outros crentes e sua ligação com a família de Deus? Quanto mais você amadurecer, mais irá amar o corpo de Cristo e desejará se sacrificar por ele.
Algum dia Deus irá analisar nossas respostas a essas questões da vida. Você pôs Jesus no centro de sua vida? Você desenvolveu o seu caráter? Você dedicou sua vida a servir os outros? Você comunicou a mensagem de Deus e cumpriu a missão que ele lhe deu? Você amou e participou em sua família na igreja? Essas são as únicas questões que irão contar. Como disse Paulo: Nosso objetivo é estar à altura do plano de Deus para nós.
Deus quer usar você. Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração. A Bíblia diz: Os olhos do SENHOR procuram por toda a terra a fim de fortalecer aqueles cujos corações estejam completamente comprometidos com ele. Você serviria aos propósitos de Deus na sua geração? Paulo teve uma vida dirigida por propósitos. Ele disse: Corro direto para o alvo, com um propósito a cada passo. Seu único motivo para viver era cumprir os propósitos que Deus tinha para ele. Ele disse: Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Paulo não tinha medo de viver, nem de morrer. De qualquer maneira, ele iria cumprir os propósitos de Deus. Quando parecer difícil cumprir seus propósitos, não ceda ao desânimo. Lembre-se de sua recompensa, a qual durará para sempre. A Bíblia diz: Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 10 de fevereiro de 2018.
Extraído do livro “Uma vida com propósitos” – Rick Warren

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog