“EQUILIBRANDO SUA VIDA”
“Portanto, vivam com o devido senso de responsabilidade, não como homens que não conhecem o significado da vida, mas como aqueles que o conhecem” (Efésios 5.15)
“Não permitam que os erros dos ímpios levem vocês pelo caminho errado e façam vocês perderem o equilíbrio” (2 Pedro 3.17)
Bem-aventurados os equilibrados, pois subsistirão mais do que todos. Uma das competições das Olimpíadas de verão é o pentatlo. Ele é composto de cinco modalidades: tiro ao alvo, esgrima, equitação, corrida e natação. O objetivo do pentatlo é vencer todas as cinco, e não apenas uma ou duas modalidades. Sua vida é um pentatlo com cinco propósitos, que devem ser mantidos em equilíbrio. Esses propósitos foram praticados pelos primeiros cristãos em Atos 2, explicados por Paulo em Efésios 4 e exemplificados por Jesus em João 17, mas estão resumidos no Grande Mandamento e na Grande Comissão de Jesus. Essas duas declarações resumem todo este livro — os cinco propósitos de Deus para sua vida:
“Ame a Deus de todo o seu coração”: você foi planejado para o prazer de Deus; logo, seu propósito é amar a Deus por meio da adoração.
“Ame ao próximo como a ti mesmo”: você foi formado para servir; então seu propósito é demonstrar amor pelas outras pessoas por meio do ministério.
“Vão e façam discípulos”: você foi feito para uma missão; então seu propósito é compartilhar a mensagem de Deus por meio da evangelização.
“Batize-os em...”: você foi formado para fazer parte da família de Deus; então seu propósito é se identificar com sua igreja por meio da comunhão.
“Ensine-os todas as coisas...”: você foi criado para se tornar semelhante a Cristo; então seu propósito é amadurecer por meio do discipulado.
Um compromisso sério com o Grande Mandamento e a Grande Comissão fará de você um grande cristão. Manter os cinco propósitos em equilíbrio não é tarefa fácil. Todos tendemos a exagerar nos propósitos que nos despertam maior paixão e negligenciar os outros. As igrejas fazem a mesma coisa. Mas você pode manter sua vida equilibrada e firme no caminho, juntando-se a um pequeno grupo para prestar contas uns aos outros, avaliando regularmente sua saúde espiritual, registrando seu progresso em um diário pessoal e passando o que aprendeu para os outros. Essas quatro atividades são importantes para um viver dirigido por um propósito. Se você prima por se manter no caminho certo, precisará desenvolver esses hábitos.
Converse sobre o assunto com um companheiro espiritual ou em um grupo pequeno. A melhor maneira de assimilar as ideias deste livro é discuti-las com outras pessoas no ambiente de um grupo pequeno. A Bíblia diz: Como o ferro afia o ferro, da mesma maneira as pessoas podem ajudar a melhorar umas às outras.
Aprendemos melhor em comunidade. Nossa mente fica mais aguçada e nossas convicções mais intensas por meio da conversa. Paulo disse: Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam. A Bíblia diz: Encorajem uns aos outros e deem forças uns aos outros.
Faça em si mesmo uma inspeção espiritual periódica. A melhor forma de equilibrar os cinco propósitos na sua vida é fazer uma avaliação periódica de si mesmo. Deus dá grande valor ao hábito da autoavaliação. A Bíblia diz: Examinem-se para terem certeza de que estão firmes na fé.
Anote seu progresso em um diário. A melhor forma de consolidar seu progresso no cumprimento dos propósitos de Deus para sua vida é manter um diário espiritual. Não se trata do registro de acontecimentos, mas de lições de vida que você não gostaria de esquecer. A Bíblia diz: Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos. Não anote apenas o que for agradável. Tal qual fez Davi, registre suas dúvidas, temores e lutas com Deus. Nossas maiores lições vêm do sofrimento, e a Bíblia diz que Deus mantém um registro de nossas lágrimas.
Transmita aos outros aquilo que você sabe. Se você quer continuar crescendo, a melhor forma de aprender mais é transmitir o que já aprendeu. O livro de Provérbios diz: Quem abençoa os outros é abundantemente abençoado; os que ajudam os outros serão ajudados.
Tudo se destina à glória de Deus O motivo pelo qual transmitimos o que aprendemos é a glória de Deus e o crescimento do seu Reino. Deus quer que apresentemos Cristo às pessoas, trazendo-as para a comunhão, ajudando-as a amadurecer e a descobrir como servir e então que tornemos a enviá-las para que mais pessoas sejam alcançadas. É disso que se trata uma vida dirigida por propósitos. Independentemente de sua idade, o resto de sua vida pode ser a melhor parte dela, e você pode começar hoje a viver com propósitos.
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 09 de fevereiro de 2018.
Extraído do livro “Uma vida com propósitos” – Rick Warren



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog