“USANDO O QUE DEUS LHE DEU”
“Visto que nos descobrimos moldados nessas partes excelentemente formadas e maravilhosamente funcionais do corpo de Cristo, passemos adiante e sejamos o que fomos feitos para ser” (Romanos 12.5)
“O que você é, é um presente de Deus para você; o que você faz consigo, é um presente seu para Deus” (Provérbio dinamarquês)
Deus merece o melhor de você. Ele o formou para um propósito e espera que você faça o máximo com aquilo que recebeu. Ele não quer que você se aflija ou cobice talentos que não tem. Em lugar disso, ele quer que você se concentre nos talentos que ele lhe deu para usar. O melhor uso para sua vida é servir a Deus em conformidade com sua natureza. Para fazê-lo, você deve descobrir sua FORMA, aprender a aceitá-la e a apreciá-la para depois desenvolvê-la ao seu potencial máximo.
A Bíblia diz: Não procedam imprudentemente, mas procurem descobrir e fazer tudo que o Senhor quer que vocês façam. Comece avaliando seus dons e habilidades. Analise de forma demorada e honesta em que você é bom e em que não é. Paulo aconselhou: ... procurem fazer um juízo correto de suas capacidades. Faça uma lista. Peça às outras pessoas uma opinião justa. Dons espirituais e habilidades naturais são sempre confirmadas pelos outros. Se você quiser saber se tem o dom de liderança, basta olhar por cima do ombro! Se ninguém o estiver seguindo, você não é líder. A melhor maneira de descobrir seus dons e capacidades é experimentar diferentes áreas de ocupação.
Você tem dezenas de habilidades escondidas e dons que desconhece porque nunca os pôs à prova. Não tente entender seus dons até ser voluntário para servir em algum lugar. Tão-somente comece a servir. Você descobre seus dons ao se envolver no ministério. Tente ensinar, liderar, organizar, tocar um instrumento ou trabalhar com adolescentes. Você nunca saberá em que é bom enquanto não tentar. Quando não der certo, chame de “experiência”, não de fracasso. Em algum momento, você irá descobrir no que é bom.
Leve em consideração seu coração e sua personalidade. Paulo aconselhou: Faça um exame cuidadoso de quem você é e do trabalho que tem realizado; então dedique-se a isso inteiramente.
Examine suas experiências e extraia lições já aprendidas. Analise sua vida e pense em como ela o moldou. Moisés disse aos israelitas: Pensem hoje na grandeza de Deus e naquilo que aprenderam a respeito do seu poder e da sua força. Experiências esquecidas são inúteis; eis uma boa razão para se manter um diário espiritual.
Uma vez que Deus sabe o que é melhor para você, você deveria aceitar com gratidão o modo em que ele o moldou. A Bíblia diz: Mais exatamente, quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Vai acaso a obra dizer ao artífice: Por que me fizeste assim? O oleiro não pode formar da sua massa seja um utensílio para uso nobre, seja outro para uso vil? Sua FORMA foi determinada soberanamente por Deus, para o propósito dele, então você não deve se ressentir ou rejeitá-la. Em vez de tentar se remodelar para ser outra pessoa, você deve comemorar a FORMA que Deus deu somente a você.
Ninguém é bom em tudo, e ninguém é chamado para ser tudo. Todos temos papeis definidos. Paulo compreendeu que seu chamado não era para realizar tudo ou agradar a todos, mas sim para se concentrar no ministério específico para o qual Deus o havia formado. Ele disse: Nosso alvo é ficar dentro dos limites do que Deus planejou para nós. Existem duas razões pelas quais você jamais deveria comparar sua vocação, seu ministério ou os resultados de seu ministério com o de qualquer outro. Primeiro, você sempre irá achar alguém que pareça estar fazendo um trabalho melhor que o seu, e isso irá desencorajá-lo. Ou você sempre encontrará alguém que não pareça ser tão eficiente quanto você, e então se tornará arrogante. Paulo disse que é tolice nos compararmos com os outros. Ele disse: Não temos a pretensão de nos igualar ou de nos comparar com alguns que se recomendam a si mesmos. Quando eles se medem e se comparam consigo mesmos, agem sem entendimento.
A parábola dos talentos, contada por Jesus, demonstra que Deus quer que façamos o máximo com o que ele nos dá. Devemos cultivar nossos dons e habilidades, manter nosso coração em chamas, desenvolver nosso caráter e nossa personalidade e ampliar nossas experiências para que sejamos cada vez mais eficientes em nosso serviço. Paulo disse aos filipenses: Continuem crescendo em conhecimento e entendimento. E relembrou a Timóteo: Mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você. Aproveite todas as oportunidades de treinamento para desenvolver sua FORMA e aguce suas habilidades para o serviço de Deus.
Como atletas que se preparam para as Olimpíadas, continuamos treinando para o grande dia: Eles fazem isso pela medalha de ouro que perde o brilho e desbota. Você está em busca da medalha de ouro eterna. Estamos nos preparando para responsabilidades e recompensas eternas.
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 02 de fevereiro de 2018.

Extraído do livro “Uma vida com propósitos” – Rick Warren

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog