PÃO DIÁRIO
“MAIS QUE PALAVRAS, VALEM NOSSAS ATITUDES”
“Que o sermão principal de sua vida seja ilustrado pela sua conduta.” (C. H. Spurgeon).
Sermão é um discurso proferido sobre um tema religioso proferido pelo sacerdote, geralmente durante a missa; pregação, prédica. No sentido figurado trata-se de uma censura fatigante e importuna; repreensão, admoestação. Discurso longo, cansativo, com teor moralizante.
Sermões, portanto, são palavras proferidas sobre algo que queremos transmitir a outros. Todavia, eles devem estar de acordo com nossa conduta. “Você pode fazer um sermão melhor com sua vida do que com os seus lábios” (Oliver Goldsmith).
Atitudes valem mais que palavras. “Um bom exemplo é o melhor sermão” (Benjamin Franklin).
No texto em destaque, o que Spurgeon está dizendo é que nosso sermão, nosso discurso, aquilo que pensamos, nossa doutrina, nossos princípios devem ser demonstrados por meio de nosso comportamento, de nossas atitudes, de nossas ações. 
Conduta é a forma como os homens se comportam na sua vida e nas suas ações. Portanto, a palavra pode ser usada como sinônimo de comportamento.
Nossa conduta deve ser condizente com nossas palavras. Nosso discurso deve refletir nosso caráter. O “caráter” é relativo a um conjunto de características e traços que revelam a maneira de agir e reagir de uma pessoa. É a firmeza e coerência de atitudes de acordo com os seus valores morais pré-estabelecidos.
Entretanto, nossos valores devem estar pautados nas escrituras, pois, a bíblia é o nosso código de conduta. É por meio dela que aprendemos as regras que orientam e disciplinam nosso caráter.
Que possamos ser lembrados mais por nossas atitudes do que por nossas palavras, mais por nossos acertos que pelos nossos erros e mais por nossas virtudes que pelos nossos defeitos.
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 26 de fevereiro de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog