PÃO DIÁRIO
“O PEDAGOGO DO AMOR”
“O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre” (Lucas 6:40).
O Dia do Pedagogo é comemorado em 20 de maio. A data, celebrada anualmente, homenageia os profissionais responsáveis por ajudar na educação, formação e aconselhamento de crianças e adolescentes.
Quero aqui falar da atuação de Jesus, que há mais de dois mil anos atuou como o melhor pedagogo que já conheci, e no qual, todos deveriam nortear sua pedagogia. Ele foi o pedagogo do amor.
Jesus não tinha para si “uma” escola ou “um” púlpito, onde ensinava, Ele fazia isso nas Sinagogas, à beira do mar, em embarcações, em montes e pelos caminhos por onde andava. Ele melhor que ninguém, ensinou de forma multicultural. Para Ele não havia fronteiras, línguas ou costumes diferentes. Levar o seu ensinamento, a verdade era o mais importante.
O recurso utilizado para seus ensinamentos era a exposição oral. Para melhor ser compreendido pelas pessoas da época, Jesus utilizava-se, várias vezes, das Parábolas. Por meio desse recurso Jesus pretendia comparar um acontecimento do cotidiano com uma realidade espiritual. Sua pedagogia é centrada na pessoa, buscando sempre mostrar a valorização da autoestima e da compaixão.
Em seus ensinamentos valorizava a família e a sua relação entre si. A Sua pedagogia acontece dentro de uma perspectiva clara direcionada à implantação plena do Reino.
Há mais de dois mil anos Ele nos deu um exemplo, um norte a seguir, uma posição a ser tomada. Em tudo que vamos fazer devemos colocar não a profissão, mas sim, o amor ao que dedicamos nas nossas práticas pedagógicas, o amor ao outro que está sob nossa responsabilidade direta; o amor às relações sociais, independente de quem seja, de onde for e de como é.
Dessa forma poderemos ver uma sociedade com valores diferentes e sermos vistos como exemplos a ser seguidos, como foi o caso do Mestre Jesus, maior educador que já houve na história.
“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida” (Sêneca).
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 20 de maio de 2020.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog