PÃO DIÁRIO
“NAMORO EXIGE RECIPROCIDADE”
“Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3).
No dia 12 de junho comemora-se o dia dos namorados. Namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. É uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil ou religiosa. Numa relação tradicional, o namoro é a fase do relacionamento que antecede o noivado e o casamento.
Antigamente, o namoro expressava o ato de cortejar a pessoa desejada sem implicar qualquer tipo de intimidade. Já nos dias de hoje, o namoro transformou-se em um relacionamento que vai além do cortejo, ele anula as etapas do noivado e do casamento e, já, de muito tempo, deixou de ser tradicional.
A magia e o encanto da espera pela convivência a dois já não existe mais. Muitos casais já nem se casam, pois, já experimentaram o lado positivo e também o negativo que um relacionamento pode trazer.
Todavia, apesar de ter sido abolida as duas fases subsequentes, o namoro ainda exige reciprocidade. A palavra reciprocidade significa mutualidade, representando a característica do que é recíproco. Em que há troca, cooperação. Onde não existe reciprocidade nenhum tipo de relacionamento subsiste.
Seja qual for o tipo de relacionamento ou a fase que estejas vivendo, não deixe que o encanto se perca. Preserve aquele olhar profundo, de sentimento verdadeiro do primeiro encontro, onde com apenas um olhar conseguia-se enxergar até a alma do outro.
Para que um relacionamento perdure resistindo às intempéries é necessário que ele conserve o verdadeiro amor, descrito pelo apóstolo Paulo. Um amor “paciente, bondoso. Sem inveja, sem vanglórias, sem orgulho. Que não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:4-7).
Aproveite este dia e resgate alguns gestos como o de andar de mãos dadas. Ser gentil com o outro. Cumprimentar-se e despedir-se com um beijo. Desejar bom dia, bom trabalho, boa sorte, boa noite. Faça elogios sinceros. Pequenos gestos poderão gerar grandes resultados.
Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 12 de junho de 2018.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog