PÃO DIÁRIO
“CARREGAR A CRUZ EXIGE RENÚNCIA”
“Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz dia após dia, e caminhe após mim” (Lucas 9:23).
Renúncia é um termo que caracteriza o ato ou efeito de negar ou rejeitar algo ou uma determinada atitude. Renunciar significa deixar de possuir alguma coisa; abdicar.
Para seguirmos os passos de Jesus precisamos renunciar a nós mesmos, nos apartarmos das coisas que nos afastam de Deus. Jesus disse que “aquele que não renuncia tudo não é digno de ser chamado discípulo!”
Renunciar a si mesmo é amar ao Senhor acima de todas as coisas. É dizer não ao velho “eu”, é renunciar toda confiança em sua própria natureza. É depositar toda sua confiança em Deus.
Quando conseguimos vencer nossa natureza pecadora estamos nos esvaziando, e, dessa forma, poderemos ser cheios da presença de Deus. Precisamos renunciar tudo o que nos afasta do caminho que nos leva a Deus. “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos” (Gálatas 5:24).
Tomar cada dia a sua cruz implica dizer que a cruz pessoal, não pode ser repartida ou dividida, ela é sua e não do próximo, e carregá-la deve ser uma tarefa diária. Ao que a frase “negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me” claramente está descrevendo a verdadeira conversão que é sucedida por uma santificação que perdura por toda a vida.
“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Efésios 4:22-24).
“Quanto mais um homem renuncia a si mesmo, mais se aproxima de Deus” (Horácio).
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 01 de junho de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog