PÃO DIÁRIO
“VIDA OU MORTE?”

"Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição” (Deuteronômio 30:15).
O livro de Deuteronômio trata de um período de aproximadamente um mês no final da vida de Moisés, líder escolhido por Deus para libertar Israel da escravidão e revelar ao povo sua Lei. Antes de morrer, Moisés fez uma última série de discursos. No final do livro é relatada a sua morte, abrindo espaço para Josué, seu sucessor, conduzir o povo na conquista da terra prometida.
O povo de Israel, liderado por Moisés estava na terra de Moabe. E Deus ordenou um conserto para com o Seu povo. O Senhor já havia falado e feito uma aliança com o povo no monte Sinai. E, nesta passagem, Moisés leva o povo a fazer uma escolha, que no primeiro momento parece uma escolha óbvia, mas se tratando de um povo desobediente e que não sabia ao certo o que fazer, eles estão diante da benção e da maldição.
Todos os dias, em todos os momentos, passamos por situações que requerem de nós uma escolha. Temos o poder de decisão nas mãos. Porém, não esqueçamos que as decisões, geralmente, são diferentes, mas o resultado gera uma consequência. Podem ser graves ou não; passageiras ou eternas, podendo nos trazer benção ou maldição.
Deus nos deu o livre arbítrio de fazermos nossas escolhas. Podemos sim decidir sobre nossas vidas, entre o certo e o errado, entre o bem ou o mal. Mas Deus sabe que temos dificuldade em realizar nossas escolhas. "Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher” (Salmos 25:12). Deus nos guia, nos orienta, porque Ele quer o melhor para nós. A Sua vontade é boa, agradável e perfeita.
“Pois hoje ordeno a vocês que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.”
Teremos vida "amando o Senhor, dando ouvidos a sua voz e apegando-nos a Ele; pois disto depende a nossa vida e longevidade" (Deuteronômio 30:20). Em contrapartida, teremos morte, “se o nosso coração se desviar, e não quisermos dar ouvidos, e formos seduzidos, e nos inclinarmos a outros deuses, e os servirmos"(Deuteronômio 30:17-18).
Escolher vida é uma decisão diária, por isso precisamos escolher com sabedoria, porque estamos todos vivendo e morrendo com as escolhas que fazemos. “Portanto, tenha cuidado como andais, não como homens insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo o seu tempo, porque os dias são maus. Assim, pois, não sejais insensatos, mas procurai  compreender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5:15-17).
 “Quanto a mim e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 22 de março de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog