PÃO DIÁRIO
“EM TEMPO E FORA DE TEMPO”
“Pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não” (2 Timóteo 4:2)
Paulo sabia que sua morte era inevitável e não poderia mais levar a mensagem de Cristo, mas sua preocupação com a igreja era grande. Ele então escreve uma carta a Timóteo dizendo: “Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino, pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas. Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus. Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida. Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.  E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda.” (2 Timóteo 4:1-8).
O que Paulo estava dizendo era que Timóteo deveria insistir na pregação do evangelho, deveria aproveitar os momentos, corrigir os que estavam no erro, incentivar com paciência, segundo a doutrina de Cristo. Quanto a pregar em tempo e fora de tempo ele estava querendo dizer para que se aproveite as oportunidades. A palavra não deve restringir-se entre as quatro paredes de um templo, é preciso dissemina-la. O mundo lá fora precisa ouvir, precisa conhecer os mandamentos, precisa conhecer os planos de Deus. O mundo precisa ser avisado do que está por acontecer.
Parece que Paulo estava vivendo nossos dias, pois, em sua carta ele descreve a situação do povo exatamente como a que se vive hoje. Cada qual pensa em seus próprios deleites, seguem seu próprio entendimento, ouvem o que querem, e não dão crédito às palavras da verdade. Não aceitam a repreensão e só querem ouvir sobre prosperidade.
Precisamos fazer o que Paulo estava pedindo a Timóteo. Devemos levar a verdadeira palavra, aquela que agrada a Deus e não aos homens. O povo precisa saber que: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).
“Façamos nossa parte em tempo e fora de tempo, mas neste tempo”.
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 27 de março de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog