PÃO DIÁRIO
“O LEGADO DA FÉ”
"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles” (João 17:20).
Legado é o que é transmitido a outrem que vem a seguir. Em termos jurídicos, na área de direito das sucessões, legado é quando um bem, ou vários bens são deixados para outra pessoa que não é herdeira, quando o proprietário original falece, então ele deixa todo, ou parte, do seu legado para alguém, que pode ser da família, ou não.
Um legado pode ser constituído por alguma coisa imaterial. O Império Romano, por exemplo, deixou um forte legado cultural, linguístico que ainda se verifica em muitas sociedades hoje. Outro exemplo é o legado intelectual deixado por vários filósofos e pensadores do passado.
Jesus preparou seus discípulos não apenas para caminhar a seu lado, mas para dar seguimento ao que fazia quando partisse. Ele não deixou templos nem riquezas para seus discípulos administrarem, mas deixou um pensamento e uma cultura que deveria ser compartilhada através deles e daqueles que a recebessem (Jo 17.20).
Outro dia li uma frase interessante que dizia: “Somos capazes de descobrir quantas sementes existem em uma laranja, mas é impossível saber quantas laranjas existem em cada semente.” Essa é uma descoberta de quem planta. O que seria das próximas gerações de árvores e de frutos se a semente não fosse plantada? Deixar um legado é plantar para que a próxima geração produza muito mais frutos que a anterior. É pensar na perpetuação da espécie. 
Todos nós um dia deixaremos um legado, seja como líder de organização social ou religiosa, seja como pais, ou meramente como seres humanos. Àqueles que nos sucederem sempre deixaremos algo, assim como também recebemos dos nossos ancestrais.
Que possamos deixar as palavras de Cristo, os mandamentos que hoje seguimos, o exemplo de ser humano irrepreensível como um legado aos nossos sucessores.
Um dia já não estaremos mais aqui, mas a nossa semente ficará. Qual será o nosso legado para elas? Que elas possam se multiplicar e, da mesma forma dar continuidade ao legado que receberam, espalhando Amor, Esperança, Fé e Confiança. Que o nosso legado seja a fé.
Não deixar um legado é como roubar o futuro da próxima geração. Pessoas sem legado são pessoas sem história.
“E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz" (Gênesis 22:18).
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 26 de março de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog