PÃO DIÁRIO

“QUEM CALA NÃO CONSENTE, DEMONSTRA SABEDORIA”


“Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido” (Provérbios 17:28).

Cresci escutando o ditado popular que diz que “quem cala consente”. O que significa dizer que aquele que não se manifesta contra uma atitude concorda com ela. Contudo, aprendi com o sábio Salomão que há tempo para todo o propósito debaixo do céu. “Há tempo de falar e tempo de estar calado” (Eclesiastes 3:7).

O silêncio é a arma dos sábios. O homem sábio combate a ignorância alheia apenas calando-se perante ela. Sábio é aquele que fala quando é hora de falar e se cala quando convém em se calar. 

Silêncio é o estado de quem se abstém ou para de falar. Omissão de uma explicação. Temos o direito de ficar calados quando achamos oportuno calar. Pois, às vezes ao fazermos qualquer pronunciamento podemos ser mal interpretados.

Ao falarmos, precisamos pensar no que vamos dizer e com quem vamos falar, pois, a mensagem transmitida não é o que quisemos dizer, mas o que o outro interpretou baseado nas nossas crenças, valores e experiências de vida.

Nosso silêncio não significa concordância, nem fraqueza, significa apenas que nos omitimos de expor nossa opinião. Calar não é ceder à razão, é saber ser sábio dentro do próprio silêncio.

Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!

Passo Fundo, 20 de outubro de 2020.

Marilda Sanderi

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog