PÃO DIÁRIO
“QUAL SENTIMENTO ESTAMOS ALIMENTANDO? ”
“Dentro de mim, existem dois lobos: O lobo do ódio e o lobo do amor. Ambos disputam o poder sobre mim. E quando me perguntam qual lobo é vencedor, respondo: O que eu alimento” (Provérbio Indígena).
Todos nós guardamos em nosso interior sentimentos bons e ruins. Estes sentimentos são despertados conforme as situações e circunstâncias que vivemos. Em alguns momentos de nossas vidas teremos motivos para deixar sentimentos ruins se sobressaírem. Sentimentos bons e ruins trabalham dentro nós tecendo nosso caráter.
Conta a fábula que certo dia, um jovem índio cherokee chegou perto de seu avô para pedir um conselho. Momentos antes, um de seus amigos havia cometido uma injustiça contra o jovem e, tomado pela raiva, o índio resolveu buscar os sábios conselhos daquele ancião. O velho índio olhou fundo nos olhos de seu neto e disse: Eu também, meu neto, às vezes, sinto grande ódio daqueles que cometem injustiças sem sentir qualquer arrependimento pelo que fizeram. Mas o ódio corrói quem o sente, e nunca fere o inimigo. É como tomar veneno, desejando que o inimigo morra. O jovem continuou olhando, surpreso, e o avô continuou: Várias vezes lutei contra esses sentimentos. É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não faz mal. Ele vive em harmonia com todos ao seu redor e não se ofende. Ele só luta quando é preciso fazê-lo, e de maneira reta. Mas o outro lobo… Este é cheio de raiva. A coisa mais insignificante é capaz de provocar nele um terrível acesso de raiva. Ele briga com todos, o tempo todo, sem nenhum motivo. Sua raiva e ódio são muito grandes, e por isso ele não mede as consequências de seus atos. É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar nada. Às vezes, é difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito. O garoto olhou intensamente nos olhos de seu avô e perguntou:  E qual deles vence? Ao que o avô sorriu e respondeu baixinho:  Aquele que eu alimento. (A Fábula dos Dois Lobos – dos índios Cherokee).
São os sentimentos que alimentamos que se tornam fortes, sejam eles bons ou ruins. Alimentemos somente os sentimentos bons e descartemos os sentimentos ruins, pois eles são destruidores. “Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal” (Salmos 37:8)
“Aquele que vence os outros é forte, o que vence a si mesmo é poderoso” (Provérbio Oriental).
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 19 de janeiro de 2019.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog