PÃO DIÁRIO
“O PODER CURATIVO DA MÚSICA”
“A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia” (Ludwig Van Beethoven)
O Dia Mundial do Compositor é comemorado anualmente em 15 de janeiro. A data homenageia todos os compositores do mundo, especialmente o seu trabalho e esforço para compor, escrever e criar músicas. Compositor é a pessoa que compõe música. Pessoa que compõe um texto tipográfico; componedor. Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais. A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos.
Um nome que nos remete à música dos tempos bíblicos é Davi. A bíblia relata que Davi com sua harpa elevava a voz em louvor a Deus. Ele tocava tão bem a harpa que o recomendaram ao Rei Saul, que o levou para a corte. Quando os pensamentos de Saul o angustiavam e perturbavam, Davi ia até ele e com sua harpa produzia um som melodioso e suave que tranquilizava o coração do rei. Os pensamentos que assombravam Saul desapareciam, e ele ficava mais calmo. “E sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava” (1 Samuel 16:23).
A música tem poder curativo. Estudos comprovam que ela atua no sistema nervoso central. A musicoterapia é um processo terapêutico que estuda a relação homem-música-meio, para que através das experiências sonoras se estabeleçam canais de expressão e comunicação para produzir a minimização dos problemas de ordem biopsicossocial-espiritual e a consequente promoção da saúde humana. Pode ser usada no alívio da insônia; hipertensão e ansiedade; depressão; dor de cabeça; dor de estômago, entre outras moléstias. A musicoterapia pertence à medicina de recuperação e é indicada para estresse, problemas de socialização, bem como distúrbios físicos, mentais, emocionais, e serve como um regulador dos estados de humor.
"A música é o coração da Vida. Através dela fala o amor. Sem ela não há bem possível e com ela tudo é harmonioso". (Franz Liszt - Pianista e Compositor austríaco de origem húngara, 1811-1886).
A música pode mover ou bloquear a sensibilidade emocional da pessoa, sua memória, imaginação e suas representações mentais. “Entre as graças que devemos à bondade de Deus, uma das maiores é a música. A música é tal qual como a recebemos: numa alma pura, qualquer música suscita sentimentos de pureza” (Miguel Unamuno).
Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog