PÃO DIÁRIO
“AS AUTORIDADES FORAM INSTITUÍDAS POR DEUS”
“Eu ajudo os reis a governarem e os governantes a fazerem boas leis. Os governadores governam com a minha ajuda, e também todas as autoridades e pessoas importantes da terra” (Provérbios 8:15-16).
Rei significa chefe de Estado investido de realeza; príncipe soberano de um reino. Por Extensão diz-se daquele que detém o poder absoluto ou grande parcela de poder.
Paulo disse aos romanos: “todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos” (Romanos 13:1-2)
A Timóteo ele disse: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade” (1 Timóteo 2:1-2). Aqui Paulo ensina sobre o dever de orar por todas as autoridades. Os cristãos dessa época enfrentavam a impiedade do imperador Nero, o qual lhes fazia muito mal. Mesmo assim, é dever dos cristãos suplicar, orar, interceder e dar graças a Deus em favor das autoridades.
Precisamos entender que o governo vem de Deus para manter a ordem e a paz. Os governantes têm grande responsabilidade diante de Deus. Eles devem fazer justiça e guiar o povo com sabedoria e cuidado. Deus julgará os governantes de acordo com suas ações.
Deus mandou respeitar e orar pelas autoridades governamentais. Nem sempre o governo é bom, mas devemos orar para que o país seja bem liderado. Orar pelos governantes é querer o bem do país.
Paulo adverte Tito sobre o comportamento dos cristãos na sociedade: “Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens” (Tito 3:1-2).
“Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens... Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei” (1 Pedro 2:13-17).
Ontem o país parou para assistir a posse do novo Presidente do Brasil, nem todos o elegeram, pelo contrário, muitos o rejeitaram, todavia, como bons cristãos, devemos orar por ele, orar pelo nosso país e, sobretudo, entender que foi Deus quem o colocou lá. Deus escolhe quem Ele quer e usa do que jeito que melhor Lhe convier.
“Quando a nação tem líderes inteligentes e sensatos, ela se torna forte e firme; mas, quando a nação peca, ela muda de governo a toda hora” (Provérbios 28:2).
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 02 de janeiro de 2019.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog