PÃO DIÁRIO
“UM OLHAR PARA DENTRO”
“Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmo…” (2 Coríntios 13: 5-8)
Quando Paulo fala em examinar a si mesmo, ele está pedindo para o povo fazer uma introspecção, uma autoanálise. Introspecção é uma palavra formada por duas outras, intro + prospecção: intro significa dentro e prospecção significa sondar, em outras palavras, introspecção é olhar para dentro, sondar o interior.
A prática da introspecção é a arte de investigar-se acuradamente a si mesmo com o propósito de localizar os erros e os acertos, as boas e as más qualidades, a virtude e o pecado, o sucesso e o fracasso, sempre sob a perspectiva cristã. 
Ao fazermos uma introspecção podemos alcançar um mais rápido amadurecimento, descobrir o que fazemos, como somos e melhorarmos em nossas atitudes e comportamentos.
A autorreflexão, autoanálise, são recomendações da doutrina cristã, partindo do conhecimento que temos dos seus fundamentos – ou do Novo Testamento. Esse conhecimento estabelece a base do olhar introspectivo. Paulo sabia que a igreja de Coríntios possuía tal conhecimento, então ela foi desafiada ao autoexame para que pudesse verificar se ainda estavam na fé.
A palavra de Deus deve ter a função de manual de orientação, para nos instruir como devemos proceder em relação a nós mesmos. Deve ser como um mapa que nos orienta o caminho que nos conduz à maturidade e a vida eterna. Uma bússola para nortear nossas vidas.
Há pelo menos quatro verbos que nos levam à introspecção. O primeiro é examinar que denota a ação de considerar, investigar, observar, analisar atentamente. O segundo é esquadrinhar que denota a ação de investigar a área toda minuciosamente, pedaço por pedaço, quadrinho por quadrinho. O terceiro é sondar e denota a ação de examinar profundamente todo o interior, como se fosse com o auxílio de uma sonda, aparelho com o qual é possível conhecer o fundo do mar, o subsolo, a atmosfera, o espaço, a lua e o organismo.
A introspecção é o espelho mais valioso que existe. “A introspecção é a hora em que a consciência dá a vez à alma para que ela se expresse” (Ricardo Fischer).
“Aqueles que não têm coragem de olhar para dentro de si mesmos nunca corrigirão as rotas da própria história” (Augusto Cury).
“Se a humanidade parasse, fizesse uma introspecção e morresse para o pecado, no terceiro dia poderia ressuscitar para um mundo melhor” (Neimar de Barros).
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 29 de março de 2019.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog