PÃO DIÁRIO
“E POR FALAR EM OUTONO...”
“Observai como o lavrador aguarda o precioso fruto da terra, esperando com paciência, até que receba as primeiras chuvas de outono e as que encerram a primavera” (Tiago 5:7-8)
No versículo em evidência Tiago exorta os irmãos a suportarem com paciência as coisas que lhes sobrevêm, não só da parte de opressores, mas também das dificuldades da vida diária.
O outono é a estação de trabalho árduo. São necessários de oito a dez meses de frio e calor, chuva e sol alternados até que chegue a hora da nova colheita. Isto exige muita paciência do agricultor. Assim como o agricultor, nós também precisamos ser pacientes.
O lavrador não tem nenhum controle sobre o tempo ou sobre o crescimento da sua plantação, apenas a certeza do avanço das estações. Ele sabe que é Deus quem faz as safras crescerem, e que não se pode apressar o dia da colheita. Contudo, aguarda expectante o tempo de ter o sustento para si e para sua família. “De modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento” (1 Coríntios 3:7).
Poeticamente, o outono marca as etapas de transformação da vida, a reciclagem dos elementos da Natureza e também das emoções humanas. Inicia-se neste momento uma fase de transição, que se completa no Inverno, quando todos sentem a tendência de hibernar. No Outono, as pessoas se tornam introspectivas, abrigam-se nos seus refúgios, inclinando-se à meditação. Esta é a estação do ano mais associada à melancolia e à nostalgia.
Todavia, é no outono que as folhas velhas e cansadas caem para dar lugar às novas folhas que estão por brotar. Não há como brotar folhas novas enquanto não caírem as velhas. Não tem como vir frutos novos se não houverem novos brotos. Da mesma forma, não poderemos receber o novo em nossas vidas enquanto estivermos cultivando o velho.
“Vocês ainda estarão comendo da colheita armazenada no ano anterior, quando terão que se livrar dela para dar espaço para a nova colheita (Levíticos 26:10).
Precisamos nos despir do velho para recebermos o novo. “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar...” (Efésios 4:22-23)
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 28 de março de 2019.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog