PÃO DIÁRIO
“DORMITAR ESPIRITUAL”
“Dormir um pouco, cochilar um pouco; um pouco cruzar os braços e deitar-se,  e a pobreza te sobrevirá como um assaltante, a tua mendigação como um ladrão armado!” (Provérbios 24:33-34).
Cochilar significa adormecer quase sem perceber e dormir pouco tempo; dormir sono leve e passageiro; dormitar. No sentido figurado cochilar é distrair-se, errar ou omitir por descuido. Cochilar é estar em estado de sono. Quando estamos em estado de sono não conseguimos produzir, consequentemente não teremos o que colher.
No texto em evidência o sábio Salomão observa o forte e o fraco, o ímpio e o justo, o sábio e o tolo, o sensato e o irresponsável e passa a refletir sobre o perigo de entrar em estado de sono e não trabalhar e não dar fruto.
Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás da tua sonolência? Tirando uma pestana, cochilando um pouco, cruzando os braços para descansar, tua iminente pobreza te aterrorizará, e tua necessidade te assaltará como um ladrão armado.… (Provérbios 6: 9-11).
Este trecho alerta contra a armadilha da preguiça. O preguiçoso é refém do lazer. O que ele precisa para sobreviver pode ser aprendido com a formiga, que se ocupa em armazenar comida no verão para enfrentar o inverno. Como a formiga, a pessoa sábia trabalha intensamente e, somente depois, tem seu merecido descanso.
“A preguiça leva ao sono profundo, e o preguiçoso passa fome” (Provérbios 19:15).
Na Bíblia o sono por vezes representa a falta de entendimento ou a morte. Quem dorme não sabe o que se passa no mundo. Por isso é importante ficar desperto para as coisas de Deus. A morte é como um sono permanente: deixamos de interagir com o mundo. Portanto, estejamos atentos para não dormirmos espiritualmente.
O sono é importante para o descanso físico, todavia, espiritualmente não podemos dormir, pois nosso adversário procura sempre um cochilo nosso para nos destruir.
“Mas o nosso Deus não dorme, e por esta razão Ele não deixará vacilar os nossos pés, se aceitarmos o cuidado D’Ele o Senhor nos guardará de todo o mal” (Salmos 121:1-7).
Tenha um domingo abençoado na paz do Senhor!
Passo Fundo, 06 de agosto de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog