PÃO DIÁRIO

“OLHE PARA DENTRO DE VOCÊ!”

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.” (Salmos 139:23).

No versículo em evidência o salmista está pedindo a Deus que o ajude a fazer uma introspecção. A introspecção é uma palavra formada por duas outras, intro + prospecção, onde intro significa dentro e prospecção significa sondar, em outras palavras, introspecção é olhar para dentro, sondar o interior.

Introspecção é, portanto, uma análise íntima e reflexiva que alguém faz sobre si mesmo. Exame profundo sobre as próprias experiências ou sobre o que ocorre de mais íntimo em si próprio.

A autorreflexão, autoanálise são recomendações da doutrina cristã, partindo do conhecimento que se tem dos seus fundamentos – ou do Novo Testamento. Esse conhecimento estabelece a base do olhar introspectivo. Paulo recomenda aos coríntios uma autoanálise quando diz: “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmo…” (2 Coríntios 13. 5-8)

O olhar introspectivo, com base no conhecimento da doutrina cristã bíblica, pode nos levar a um autoexame, autoanálise produtivo, porque resulta em autoconhecimento que nos fornece uma visão da relação do Eu pessoal, com o mundo espiritual, e a responsabilidade que temos conosco mesmo de buscar libertação através de Cristo. Por meio da introspecção podemos também avaliar o nível de nossa fé.

Davi sabia que sem a ajuda de Deus não conseguiria provar seu interior, por isso pediu a Deus que o sondasse. Que da mesma forma, não venhamos confiar em nossa análise introspectiva, mas busquemos em Deus o entendimento e a maturidade suficiente para nos examinarmos.

Portanto, “examinai tudo. Retende o bem” (1 Tessalonicenses 5:21).

Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!

Passo Fundo, dia 10 de dezembro de 2021.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog