PÃO DIÁRIO
“ABRINDO OS OLHOS DO CEGO”
“O pior cego é o que não quer ver” (Ditado popular)
A história que deu origem ao referido ditado relata que em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D'Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imagina era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver.
Cego é o que ou aquele que é privado da visão. O cego que não quer ver diz-se da pessoa que não quer ver o que está bem na sua frente. Nega-se a ver a verdade.
Muitas vezes vivemos situações das quais não gostaríamos de estar vivendo, vemos coisas que não gostaríamos de ver. Ao olharmos para o cenário atual, vimos tantas atrocidades que preferíamos ser cegos a ter que ver tanta injustiça. No nosso dia-a-dia presenciamos situações vergonhosas ou que não nos agradam que gostaríamos de não ter de passar por elas.
Contudo, precisamos encarar a vida de frente, de olhos bem abertos. No livro do profeta Isaías, Deus repreende o seu povo (Israel) sobre suas deficiências espirituais. Um povo que tem olhos, mas não enxergam nada, possuem ouvidos, mas não sabem escutar, conhece as verdades, mas não as praticam. “Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver” (Isaías 42:18). O povo duvidava que Deus seria capaz de restaurar Israel estando a nação debaixo de um cativeiro. Eles estavam surdos porque se recusaram a ouvir e cegos, porque deixaram de ver a mão de Deus em sua história.
Assim somos nós, quando não entendemos que não é Deus que não ouve nossas orações, e que Ele não está apático à nossa situação, nós é que não percebemos o Seu agir. Que não entendemos os Seus desígnios.
Isaías profetizou que: “os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão” (Isaías 35:5). Aqueles que não enxergam passarão a enxergar, e aqueles que não ouvem passarão a ouvir, Deus vai restaurar a visão do Seu povo.
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 13 de dezembro de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog